Linhaça como superalimento: Há mais de uma década, a linhaça ganhou destaque como superalimento para quem busca saúde, boa forma e perda de peso.
Benefício para a pele: Por ser rica em ômega 3, a linhaça possui ação anti-inflamatória e antioxidante, ajudando a reduzir espinhas e combater o envelhecimento precoce.
Saúde intestinal: Suas fibras solúveis e insolúveis promovem o bom funcionamento do intestino, eliminando toxinas e contribuindo para a saúde da pele.
Redução do colesterol: A linhaça auxilia na redução do LDL (colesterol ruim) e no aumento do HDL (colesterol bom), graças ao ômega 3, ômega 6 e fitoesteróis.
Eliminação de gorduras: Fitoesteróis e fibras presentes na linhaça ajudam a remover moléculas de gordura do organismo, favorecendo sua eliminação pelas fezes.
Tipos de linhaça: Existem dois tipos, marrom e dourada, com diferenças mínimas nos nutrientes. Ambas são ricas em ácidos graxos benéficos, como ALA, que pode ser convertido em EPA e DHA.
Formas de consumo: A linhaça pode ser consumida in natura (triturada), em farinha, óleo ou cápsulas. O óleo deve ser extravirgem e não pode ser aquecido.
Incorporação na dieta: É fácil adicionar linhaça a receitas como bolos, pães, tapiocas, iogurtes, frutas, saladas e sopas, enriquecendo os pratos do dia a dia.
Cuidados na preparação: A semente in natura deve ser triturada antes do consumo e armazenada adequadamente para evitar a oxidação.
Para saber mais, acesse VivaBem.