A amora é uma fruta doce e azeda, rica em nutrientes e conhecida por suas propriedades medicinais, sendo amplamente consumida no Brasil na variedade preta.
Contém vitaminas C, A e E, além de minerais como magnésio, fósforo, potássio e cálcio, fornecendo benefícios à saúde com poucas calorias.
Suas propriedades antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e protegem as células contra radicais livres, além de auxiliar no controle glicêmico.
Rica em fibras e água, melhora o funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre e promovendo uma digestão saudável.
A presença de fibras e baixo teor calórico contribui para a saciedade, ajudando no controle do peso.
O cálcio presente na amora fortalece os ossos e pode ajudar na prevenção da osteoporose, tanto consumida pura quanto em chá.
Beneficia a saúde do coração ao conter fitoquímicos e vitamina C, que auxiliam no controle do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares.
Contém gorduras saudáveis que ajudam a regular a pressão arterial e controlar os níveis de açúcar no sangue e triglicerídeos.
Fortalece o sistema imunológico e melhora o humor por estimular a produção de glóbulos brancos e neurotransmissores como serotonina e dopamina.
Apesar dos benefícios, gestantes devem reduzir o consumo no terceiro trimestre, e pessoas alérgicas ou diabéticas precisam ter moderação ao ingerir a fruta.
Para saber mais, acesse VivaBem.
Veja aqui