O gengibre é rico em propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e possui minerais como magnésio e potássio, além de ser de baixa caloria.
Pode ser encontrado em diferentes tonalidades e formas (fresco, cristalizado, em pó, etc.), adaptando-se a várias receitas do dia a dia.
Controle do Diabetes: Os gingerois no gengibre ajudam a melhorar a secreção de insulina e a reduzir os níveis de glicose no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.
Redução de Cólica Menstrual: As propriedades anti-inflamatórias do gengibre aliviam as cólicas menstruais, sendo tão eficaz quanto medicamentos para dor.
Auxílio no Emagrecimento: Com efeito termogênico, o gengibre aumenta a queima de calorias e reduz o apetite, auxiliando na perda de peso.
Prevenção de Câncer: O gingerol presente no gengibre tem potencial antioxidante e é estudado como agente contra células cancerígenas, incluindo de mama e cólon.
Melhora da Memória: Estudos mostram que o consumo de gengibre pode melhorar a memória e combater o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.
Combate a Infecções: O gingerol do gengibre fresco ajuda a inibir o crescimento de bactérias e combate infecções respiratórias, como o vírus sincicial.
Alívio de Problemas Digestivos: Gengibre melhora a digestão, acelera o esvaziamento gástrico e protege contra úlceras, sendo benéfico para quem tem indigestão.
Alívio de Náuseas e Enjoo: O gengibre é eficaz contra náuseas em viagens, após cirurgias, e em gestantes (com orientação médica).
Cuidados e Riscos: Em excesso, pode causar refluxo, irritação na boca e diarreia. Gestantes e pessoas com hipertireoidismo, hipertensão ou que usam anticoagulantes devem consumir com cautela.
Formas Práticas de Uso: Pode ser consumido em chás, sucos, saladas, com água, ou adicionado a receitas, aproveitando-se ao máximo seus benefícios.
Para saber mais, acesse VivaBem.