Gengibre - the_burtons/Getty Images

Aumenta gasto calórico, reduz absorção de gordura e diminui cólica: os benefícios do gengibre à saúde

Por Samantha Cerquetani

kitano-gengibre - Adobe Stock

O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, é baixo em calorias e contém minerais como magnésio e potássio.

Adobe Stock
gengibre - iStock

O gengibre pode ser encontrado em diversas tonalidades e formas: fresco, em conserva, cristalizado, seco e em pó.

iStock
glicosímetro, teste de ponta de dedo, teste de glicose, diabetes - iStock

Controle do Diabetes: Os gingerois presentes no gengibre auxiliam na secreção de insulina e no controle do diabetes tipo 2, conforme estudos publicados.

iStock

Redução de Cólicas Menstruais: Propriedades anti-inflamatórias do gengibre ajudam a diminuir dores menstruais, com eficácia comparável a medicamentos.

Getty Images/iStockphoto

Apoio na Perda de Peso: O gengibre tem efeito termogênico, aumenta o gasto calórico, reduz o apetite e a absorção de gorduras, contribuindo para a perda de peso.

iStock

Prevenção do Câncer: Substâncias como o gingerol no gengibre têm mostrado eficácia no combate a células cancerígenas, como as de mama, colón e pâncreas.

iStock

Melhoria da Memória: O consumo de gengibre tem sido associado à melhoria da memória e combate ao declínio cognitivo relacionado à idade.

iStock

Combate a Infecções: O gengibre possui propriedades antibacterianas e antivirais, eficazes contra infecções bacterianas e respiratórias.

iStock

Apoio à Digestão: Ajuda na produção de enzimas digestivas, acelera o esvaziamento do estômago e previne úlceras gástricas.

iStock

Alívio de Problemas Respiratórios: Descongestionante e expectorante, o gengibre ajuda a limpar as vias respiratórias e alivia sintomas de gripes e bronquite.

Getty Images/iStockphoto

Redução de Náuseas: Eficaz contra náuseas causadas por viagens, cirurgias, quimioterapia e gravidez, embora deva ser consumido sob orientação médica.

iStock

Cuidados no Consumo: Consumo excessivo pode causar refluxo, irritação na boca e diarreia. Recomenda-se até 4g por dia e moderação para gestantes. Pessoas com hipertireoidismo, hipertensão ou em uso de anticoagulantes devem evitar.

iStock

Para mais informações, acesse VivaBem.

iStock
Veja aqui
Publicado em 16 de agosto de 2024.

Comunicar Erro

Veja Também