Ele é modismo especialmente entre os esportistas, mas deveria fazer parte do cardápio de todo mundo, já que seus benefícios são inversamente proporcionais ao seu tamanho.
Confira, a seguir, o que o açaí oferece de bom ao organismo e como é a melhor forma de consumi-lo.
Maihara Marjorie/Divulgação
1. Graças à sua alta concentração de antioxidantes, o açaí reduz a ação danosa dos radicais livres que aceleram o desgaste celular no corpo todo.
2. Melhora o funcionamento dos intestinos, já que oferece uma boa dose de fibras.
3. Compete com o colesterol na hora da digestão, diminuindo a absorção das moléculas prejudiciais. Combate a oxidação do LDL, o que evita a formação de placas nos vasos sanguíneos.
4. Protege o coração e melhora a circulação por ter substâncias que ajudam a afastar a aterosclerose, controlando a pressão alta e melhorando a circulação sanguínea.
Bonchan/Getty Images/iStockphoto
5. A fruta proporciona um gás extra para o organismo, já que fornece bastante carboidrato e é rica em nutrientes.
6. O açaí contém uma substância chamada arabinogalactana, que estimula a ação das células de defesa do organismo, melhorando a sua eficácia.
Richard Cheles/Divulgação
7. Previne doenças degenerativas, como Alzheimer. Afinal, suas substâncias antioxidantes combatem o estresse oxidativo e reduzem o acúmulo d a proteína beta-amilóide.
8. Reduz o risco de câncer. O mérito é das antocianinas, substâncias antioxidantes presentes em grande quantidade no açaí.
9. Apesar desse alimento ser conhecido por ser muito calórico --fama, aliás, que ele merece -- as antocianinas, são capazes de regular o funcionamento das células de gordura.
10. Afasta e osteoporose: benefício garantido pela boa concentração de cálcio do alimento, mineral que serve de matéria prima para renovações constantes dos ossos.
Não há problema em ingeri-lo diariamente. Porém, evite consumir o açaí acompanhado por aditivos ultracalóricos, como xarope de guaraná, leite condensado e granola.