Aumenta metabolismo, retira colesterol e suga açúcar do sangue: os benefícios da canela à saúde

Por Samantha Cerquetani

A canela é uma especiaria bastante usada em diversas receitas e tem um sabor marcante e aroma agradável.

Getty Images/iStockphoto

Entre os seus nutrientes, destacam-se pequenas quantidades de minerais, como ferro, cálcio e manganês, além de antioxidantes.

Shutterstock

O consumo moderado da especiaria contribui com diversos benefícios para a saúde. A seguir, veja as principais vantagens de incluir a canela na rotina alimentar.

etienne voss/iStock

1. Estimula o metabolismo

A canela causa um efeito termogênico no organismo, ou seja, aumenta a produção de calor no corpo, o que estimula o metabolismo. Dessa forma, há uma pequena queima de calorias.
iStock

2. Controla os níveis de açúcar no sangue

A especiaria tem compostos que estão associados ao controle do açúcar. Entre eles, está o cinamaldeído, que melhora a sensibilidade à insulina e reduz os níveis de glicose no sangue.
iStock

3. Ajuda na digestão

A canela estimula as enzimas digestivas e reduz a formação de gases. As propriedades antimicrobianas também combatem bactérias e fungos que provocam distúrbios gastrointestinais.
iStock

4. Alivia cólicas menstruais

Conhecida por suas propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias, o consumo de canela é associado ao alívio das cólicas menstruais, causadas por contrações uterinas.
iStock

5. Contribui com a função cerebral

Pode ser benéfica para o cérebro por ter propriedades antioxidantes. O consumo regular costuma ter efeito positivo na memória, no desempenho cognitivo e na aprendizagem.
Brasil Escola

6. Faz bem para o coração

A canela melhora a saúde cardíaca ao reduzir os níveis de colesterol total, LDL (colesterol "ruim") e triglicerídeos, enquanto aumenta o HDL (colesterol "bom").
iStock

7. Diminui inflamações

Os antioxidantes presentes na especiaria reduzem o estresse oxidativo, o que neutraliza os radicais livres e diminui processos inflamatórios.
kitzcorner/IStock

O ideal é consumir no máximo cerca de 6 g de canela em pó por dia, o que é equivalente a 2 colheres e meia de chá.

ChamilleWhite/Getty Images/iStockphoto

O consumo de canela é considerado seguro para a maioria das pessoas. No entanto, em excesso, pode causar efeitos adversos devido ao teor de cumarina.

Getty Images/iStockphoto

Em grandes quantidades, também é tóxica para o fígado. Há ainda o risco de interagir com medicamentos anticoagulantes, como a varfarina, e aumentar o risco de sangramento.

iStock

Embora raro, algumas pessoas são alérgicas à canela. Nesses casos, é fundamental evitar o consumo, pois surgem sintomas como coceira, inchaços e, em casos graves, falta de ar.

Shutterstock

É recomendável que mulheres grávidas evitem o consumo excessivo de canela, principalmente em forma de suplementos concentrados.

iStock
Publicado em 27 de março de 2024.

Veja Também