Evita gordura no coração, reduz colesterol e aumenta imunidade: os benefícios da azeitona à saúde

Por VivaBem

A azeitona é um fruto pequeno e único, com polpa comestível e uma semente, conhecido pelo sabor marcante e presença na gastronomia mundial.

iStock

Azeitonas verdes possuem 137 kcal por 100 g, enquanto as pretas têm 194 kcal. Contêm vitaminas, fósforo, potássio, sódio, ácidos graxos, fibras e antioxidantes.

Marcel Gussoni

Devido ao alto teor de sódio, é indicado consumir 3-4 unidades por dia para aproveitar os nutrientes sem excessos.

Getty Images

Benefícios imunológicos: Ricas em antioxidantes como flavonoides e vitamina E, fortalecem o sistema imunológico.

iStock

Saúde óssea: Previne osteoporose por conter oleuropeína, que estimula células formadoras de tecido ósseo, e vitamina K, que fortalece os ossos.

iStock

Melhora a saúde ocular: Com vitamina A, contribuem para a produção de rodopsina, ajudando na visão periférica e prevenindo problemas oculares.

iStock

Benefícios cardiovasculares: Reduzem o colesterol "ruim" (LDL), aumentam o "bom" (HDL) e evitam o acúmulo de gordura nas artérias, protegendo o coração.

iStock

Ajuda no intestino e na saciedade: Ricas em fibras e gorduras boas, regulam o intestino e aumentam a saciedade, auxiliando no controle da fome.

iStock

Cuidados com a pele: Contêm hidroxitirosol, antioxidante que combate danos celulares e ajuda na fixação de colágeno, melhorando a hidratação e aparência da pele.

iStock

Riscos e contraindicações: Devido ao sódio elevado, devem ser consumidas com moderação, especialmente por hipertensos e pessoas com retenção de líquidos.

iStock

Azeitonas verdes são colhidas imaturas, enquanto as pretas são maduras. Ambas têm os mesmos valores nutricionais, mas diferem em sabor e textura.

iStock

Embora azeitonas sejam a matéria-prima do azeite, o processo de conservação altera suas propriedades, tornando os benefícios diferentes.

Getty Images/500px

Para saber mais, acesse VivaBem.

Polina Tankilevitch/Pexels
Publicado em 18 de novembro de 2024.

Veja Também