A acerola é uma fruta tropical pequena com sabor levemente ácido e com casca avermelhada e polpa amarela.
Ela se destaca por ser uma das maiores fontes de vitamina C: algumas variedades chegam a ter mais de 20 vezes a quantidade do nutriente em comparação à laranja ou ao limão.
A seguir, veja os principais benefícios da acerola e se há contraindicações.
1. Por ser fonte de vitamina C, incluir a acerola na dieta ajuda a aumentar as defesas do corpo. A vitamina C é um antioxidante, e assim melhora a capacidade imunológica.
2. Devido ao alto teor de vitamina C, antocianinas e quercetina, a fruta oferece propriedades antioxidantes para o organismo, neutralizando o processo de envelhecimento precoce.
3. A acerola possui pequenas quantidades de fibras, o que contribui com a prevenção de problemas gastrointestinais.
4. Por ser rica em potássio, o consumo da fruta ajuda na saúde cardíaca, uma vez que o mineral atua no controle da pressão arterial e com a prevenção da aterosclerose.
5. Consumir acerola ajuda no funcionamento da glândula devido à presença da vitamina C. Isso porque ela estimula o funcionamento do sistema imunológico.
6. A vitamina C aumenta a absorção de ferro não heme, que provém de alimentos vegetais, e contribui para a prevenção da anemia.
7. A vitamina C é um antioxidante que também contribui com a sinapse dos neurônios. Por esse motivo a acerola pode ser benéfica para a função cerebral.
8. Por conter vitamina A, o consumo regular de acerola contribui com a saúde ocular. A falta do nutriente na dieta pode levar à cegueira.
9. A acerola aumenta a saciedade por ter fibras em sua composição. Além disso, ela é pouco calórica e melhora o funcionamento do intestino.
A fruta é usada na preparação de vitaminas, sorvetes, geleias, doces e também drinques. A acerola in natura pode ser consumida como sobremesa.
Rodrigo Castro/Divulgação
O consumo da fruta costuma ser seguro para a maioria das pessoas. No entanto, por ser ácida, quem tem problemas digestivos pode passar mal após ingeri-la.