BENEFÍCIOS do SALMÃO à SAÚDE: turbina tireoide e reduz rugas; veja mais

Por Samantha Cerquetani

Apreciado por seu sabor suave, o salmão se destaca por ter ômega 3, gordura considerada essencial para o organismo. Além disso, fornece proteínas, vitaminas e minerais.

iStock

Vale destacar que ele é considerado um peixe gordo ou oleoso e é calórico. No entanto, essas gorduras são consideradas boas para o corpo.

iStock

Apesar do preço, que costuma ser um pouco mais elevado quando comparado com outros peixes, ele pode fazer parte da dieta de duas a três vezes por semana.

iStock

A seguir, veja os benefícios do salmão e as contraindicações.

iStock

1. O salmão contém proteína de alto valor biológico, importante para a manutenção da massa muscular, ajudar na saciedade e também na produção de enzimas e hormônios.

Getty Images/iStockphoto

2. É aliado da saúde do coração devido à presença do ômega 3, que evita a formação de placas de gordura que obstruem as artérias. Com isso, afasta o risco de infartos.

Getty Images/iStockphoto

3. Também auxilia na redução do colesterol e triglicerídeos e, por ter potássio, neutraliza os efeitos causados pelo excesso de sódio no organismo, ao controlar a pressão arterial.

Getty Images

4. O ômega 3 é um componente que também protege as células do cérebro, evitando problemas relacionados ao sistema nervoso central.

iStock

5. Apesar de ser um peixe calórico, sua gordura poli-insaturada é de boa qualidade e ele contém proteínas que aumentam a saciedade.

Getty Images/iStockphoto

6. O ômega 3 ajuda a dificultar os processos que promovem a inflamação. Portanto, o consumo de salmão é benéfico para controlar doenças como a artrite reumatoide.

iStock

7. O consumo regular de salmão faz bem para a tireoide, pois contém selênio, nutriente que contribui para o seu funcionamento.

iStock

8. Por ter cálcio e vitaminas A e D, o consumo de salmão incrementa a massa óssea. Esses nutrientes são importantes para prevenir problemas como a osteoporose.

iStock

9. O salmão contém antioxidantes que ajudam a reduzir os danos da pele, melhorando a sua elasticidade e reduzindo o aparecimento de rugas.

Getty Images

De forma geral, os peixes são considerados saudáveis e não há restrições de consumo. A recomendação é consumir uma porção (100 a 140 g) de duas a três vezes por semana.

Getty Images/iStockphoto
Publicado em 01 de março de 2024.

Veja Também