Reduz a ansiedade e relaxa
A interação com o animal aumenta os níveis de neurotransmissores, como a dopamina, a serotonina e a ocitocina, o que traz prazer e bem-estar físico e mental.
Oferece conforto e diminui a solidão
Ter um pet faz com que a pessoa se sinta amada e vista. Os animais necessitam da nossa atenção e carinho, diminuindo a sensação de solidão --algo bom para pessoas de qualquer idade.
Aumenta a estimulação da mente
Para os idosos com demências e doenças neurodegenerativas, esse simples contato pode resgatar memórias antigas, da infância e da juventude, estimulando o trabalho da mente, além de trazer sensações boas.
Melhora as interações sociais
Os animais também podem ter uma função educativa para crianças com autismo e outras necessidades especiais. A interação com os bichos ajuda na socialização dos pequenos, por meio do cuidado, do respeito e do carinho.
Importante no desenvolvimento da linguagem
Além da sociabilidade, os bichinhos oferecem mais benefícios às crianças. "O cavalo facilita os processos nervosos que estão envolvidos na função da linguagem, tanto ao transmitir, quanto ao entender o que você está falando", diz Andrea Ribeiro, fonoaudióloga especialista em motricidade oral e fundadora da Walking Equoterapia.
Reduz a quantidade de medicamentos
Devido aos benefícios que listamos, a relação com animais pode reduzir a quantidade de remédios que algumas pessoas tomam, como medicamentos para ansiedade, depressão, hiperatividade, dor, entre outros. É claro que cada caso é um caso.