Chás para emagrecer: 6 opções que ajudam a queimar gordura
Getty Images
Os chás são aliados de quem busca perder peso, pois aceleram o metabolismo, têm efeito diurético (minimizando o inchaço) e ação antioxidante (reduzindo inflamações do corpo).
Porém, o chá sozinho não faz ninguém emagrecer. Para reduzir a gordura corporal, o mais importante é você ter uma boa alimentação, rica em verduras, legumes, carnes e ovos e com baixo consumo de açúcares, ultraprocessados e fast-food.
iStock
Quer ter os chás como aliados? Confira 6 opções que dão uma pequena ajuda na redução do peso. Apenas lembre-se de buscar orientação de um nutricionista antes de consumir a bebida e nunca exagerar na dose!
Getty Images/iStockphoto
1. Chá-mate
Tem cafeína, que aumenta a sensação de energia e a tolerância ao esforço físico, adiando o cansaço. Como consequência, é possível queimar mais calorias durante as atividades físicas.
iStock
2. Chá verde, preto ou branco
Todos são preparados com a mesma planta, a Camellia sinensis. Esses chás têm cafeína, catequinas (antioxidantes que melhoram a inflamação do organismo) e xantinas (composto químico que atua na quebra e metabolismo da gordura corporal).
Possui gingerol e shogaol, substâncias com potente ação antioxidante e anti-inflamatória. Elas atuam na desintoxicação, ajudam a acelerar o metabolismo e a combater a retenção de líquidos.
Contém flavonoides que conferem importante ação anti-inflamatória e diurética. Por isso, a bebida é ótima para quem sofre com retenção de líquidos --que provoca inchaço e aumento do peso na balança.
Além de estimular a eliminação de líquidos, é rico em fitoquímicos de ação anti-inflamatória (proantocianinas), que também agem na redução de gordura corporal.
A casca da laranja-amarga (Citrus aurantium L.) possui sinefrina, substância que aumenta a lipólise, ou seja, a quebra de gordura. Não deve ser utilizado por pessoas que têm problemas cardíacos.
Getty Images/iStockphoto
Cuidados ao tomar chás
- Busque orientação nutricional e não exagere, pois o consumo excessivo pode intoxicar o organismo;
- Pessoas com doenças cardíacas, diabetes, pressão alta e problemas renais ou de fígado devem ter liberação médica antes de tomar qualquer bebida;
- Não compre ervas sem conhecer sua procedência e se há controle de qualidade;
- Nunca substitua a água pelos chás, consumindo apenas essas bebidas ao longo do dia;
- Evite o uso de açúcar e mel, pois em excesso eles dificultam o emagrecimento;
- Lembre-se! Chás não fazem milagres e o mais importante para emagrecer é uma alimentação saudável.
NIKOLAY OSMACHKO
Publicado em 13 de março de 2023.
Fonte: reportagem publicada em VivaBem em 24/02/2022
Edição: Fausto Fagioli Fonseca