Combate o mau hálito, regula a pressão: os benefícios do jiló

Por Samantha Cerquetani

O jiló é um fruto pequeno, de coloração verde escura e casca lisa brilhante, com polpa macia, porosa e pequenas sementes brancas.

Bruno Miranda/Folhapress

Contém vitaminas A, C, complexo B, minerais como cálcio, ferro, potássio, magnésio e fósforo, além de flavonoides antioxidantes. Em 100 g, há 27 calorias, 1,4 g de proteínas, 6,2 g de carboidratos e 4,8 g de fibras.

Getty Images

Principalmente cultivado na região sudeste, com destaque para o Rio de Janeiro (30% da produção nacional) e Minas Gerais.

iStock

Ajuda na Perda de Peso: Pouco calórico e rico em água (90%), promove a sensação de saciedade, auxiliando no controle do apetite quando associado a uma dieta equilibrada e exercícios físicos.

iStock

Combate ao Mau Hálito: O sabor amargo do jiló estimula as glândulas salivares, aumentando a salivação e exercendo uma ação bactericida que ajuda a manter o hálito fresco.

iStock

Ajuda contra Anemia: Fonte de ferro, pode auxiliar no tratamento da anemia ferropriva, a mais comum deficiência nutricional global.

iStock

Regulação da Pressão Arterial: Rico em potássio (213 mg em 100 g), ajuda a regular os níveis de sódio no sangue, contribuindo para a redução da pressão arterial.

iStock

Benefícios para o Coração: Regula a pressão arterial e é rico em vitamina B1 (tiamina) e flavonoides, que combatem radicais livres, ajudam na saúde cardiovascular e reduzem o colesterol ruim (LDL).

iStock

Benefícios para a Pele: Rico em antioxidantes e água, ajuda a combater radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, e tem propriedades antifúngicas e antibactericidas.

iStock

Controle do Diabetes: Com boas quantidades de fibras e baixo em carboidratos, ajuda a controlar a absorção de glicose, evitando picos de açúcar no sangue.

iStock

Riscos e Contraindicações: Pode causar alergias em algumas pessoas. Deve ser consumido com moderação por pessoas com excesso de ferro no organismo e evitado por quem sofre de diarreia.

Getty Images

Formas de Consumo: Pode ser consumido cru ou cozido, em saladas, refogados, assados, farofas, e sucos. Para reduzir o sabor amargo, pode ser deixado de molho em água com sal ou salgado antes do cozimento.

Getty Images/iStockphoto

Para mais informações, acesse VivaBem.

Bruno Miranda/Folhapress
Publicado em 30 de julho de 2024.

Veja Também