berinjela 7 - Schvets Production/Pexels

Controla açúcar no sangue, reduz peso e aumenta imunidade: os benefícios da berinjela à saúde

Por Samantha Cerquetani

berinjela 10 - Shvets Production/Pexels

A berinjela, originária da planta Solanum melongena, foi introduzida no Brasil por imigrantes árabes e é popular em receitas que buscam reduzir carboidratos ou carne.

Shvets Production/Pexels
berinjela 2 - Zen Chung/Pexels

A berinjela é composta por 96% de água, rica em fibras, antioxidantes, vitaminas (A, C e do complexo B) e minerais como zinco, cálcio, magnésio, potássio e ferro, com baixo teor calórico.

Zen Chung/Pexels
glicosímetro, teste de ponta de dedo, teste de glicose, diabetes - iStock

Controle do diabetes: Consumir berinjela ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, devido às suas fibras que retardam a absorção de glicose e polifenóis que podem aumentar a secreção de insulina.

iStock

Auxílio na perda de peso: Por ser rica em fibras e água, e ter poucas calorias, a berinjela promove saciedade e pode ajudar na perda de peso.

iStock

Redução do colesterol: A berinjela contém polifenóis e fibras que ajudam a reduzir o colesterol ruim, contribuindo para a saúde cardiovascular.

iStock

Fortalecimento da imunidade: Antioxidantes, vitamina C e fibras presentes na berinjela fortalecem o sistema imunológico, ajudando a combater doenças.

iStock

Melhoria do funcionamento intestinal: As fibras da berinjela ajudam na formação das fezes e normalizam o funcionamento intestinal, promovendo uma microbiota saudável.

iStock

Potenciais benefícios cardiovasculares: Estudos sugerem que antioxidantes na berinjela podem reduzir o risco de doenças cardíacas, mas mais pesquisas são necessárias.

iStock

Prevenção do câncer: A berinjela possui antioxidantes e fitonutrientes que podem ajudar a inibir o crescimento de células cancerosas, embora mais pesquisas sejam necessárias.

iStock

Água de berinjela: Não há evidências científicas que comprovem que a água de berinjela ajude na perda de peso, já que grande parte dos nutrientes é perdida ao coar.

Zen Chung/Pexels

Contraindicações: Pessoas com anemia, pedras nos rins ou doenças inflamatórias devem evitar ou moderar o consumo de berinjela devido à presença de solanina e oxalatos.

iStock

Formas de consumo: A berinjela deve ser consumida cozida, assada ou grelhada. Pode ser usada em pratos como ratatouille, babaganoush, lasanha, recheada, ou na forma de farinha.

Lucas Fonseca

Para saber mais, acesse VivaBem.

Getty Images/iStockphoto
Veja aqui
Publicado em 21 de agosto de 2024.

Comunicar Erro

Veja Também