Controla açúcar no sangue, retarda envelhecimento e fortalece coração: os benefícios da UVA à saúde

Por Samantha Cerquetani

As uvas são encontradas em diferentes colorações e com ou sem sementes. As mais comuns são as roxas (uva Rubi) e verdes (uva Itália).

Getty Images

Apesar de os nutrientes serem semelhantes, quanto mais escura a fruta, maior será a quantidade de antioxidantes.

PABLO PORCIUNCULA/AFP

As uvas oferecem diversos benefícios para a saúde devido ao seu alto teor de nutrientes e antioxidantes. A seguir, veja alguns deles.

Getty Images

1. Faz bem ao coração

Este benefício ocorre porque a fruta contém potássio, um mineral que atua no controle da pressão arterial. A baixa ingestão de potássio tem sido associada a um maior risco de doenças cardíacas e AVC.
Divulgação/Abrafrutas

2. Controlar o açúcar no sangue

A uva tem baixo índice glicêmico e ajuda a diminuir a quantidade de açúcar no sangue. Isso porque o resveratrol aumenta a sensibilidade à insulina, o que melhora a capacidade do corpo de usar glicose.
Getty Images/iStockphoto

3. Melhora a saúde ocular

Por conter os antioxidantes luteína e zeaxantina, as uvas fazem bem para os olhos. Esses compostos reduzem o estresse oxidativo e os danos que a luz solar causa à retina.
Getty Images/iStockphoto

4. Combate infecções

Os compostos fenólicos presentes na uva têm ação anti-inflamatória, ajudando na prevenção de infecções. Isso ocorre porque eles regularizam a microbiota intestinal.
Reprodução/Instagram

5. Retarda o envelhecimento

O resveratrol consegue ativar alguns genes associados a um envelhecimento mais lento e aumenta a longevidade.
iStock

6. Diminui a prisão de ventre

As uvas contêm água e fibras, principalmente na casca. Por isso, ajudam as pessoas a se manterem hidratadas e a evacuar com mais frequência, reduzindo o risco de constipação.
Getty Images/iStockphoto

Assim como qualquer alimento, vale ressaltar que o consumo deve ser moderado e dentro de uma dieta balanceada. A recomendação é consumir 10 uvas ou um cacho pequeno por dia.

Pixabay/Revista Adega

O ideal é sempre que possível dar preferência para a fruta in natura, mas o suco de uva integral também é recomendado, por ser saudável e preservar boa parte dos nutrientes da fruta.

Getty Images

O consumo da uva é considerado seguro para a maioria das pessoas, mas quem tem diabetes deve consumir com moderação por causa da quantidade de açúcar da fruta.

Instagram/vinicolaguaspari

Além disso, quem tem problemas renais precisa de atenção na quantidade e frequência ingerida, por causa do potássio.

Divulgação/Casa Perini
Publicado em 31 de Maio de 2024.

Veja Também