Controla açúcar no sangue, regula nível de sódio e reduz mau hálito: os benefícios do jiló à saúde

Por Samantha Cerquetani

Jiló é conhecido pelo sabor amargo, pequeno, de cor verde escura e casca lisa e brilhante, com polpa macia e porosa com pequenas sementes brancas.

Bruno Miranda/Folhapress

Rico em vitaminas A, C e do complexo B, minerais como cálcio, ferro, potássio, magnésio e fósforo, além de muitos flavonoides (antioxidantes).

Getty Images

Cultivado principalmente na região sudeste, com o Rio de Janeiro respondendo por 30% da produção nacional.

iStock

Uma porção de 100 g contém apenas 27 calorias, 1,4 g de proteínas, 6,2 g de carboidratos e 4,8 g de fibras, tornando-o ideal para dietas de emagrecimento.

iStock

Combate o Mau Hálito: Estimula as glândulas salivares, aumentando a salivação com ação bactericida, ajudando a manter o hálito fresco.

iStock

Trata Anemia: Boa fonte de ferro, útil no tratamento da anemia ferropriva, ajudando a aumentar os níveis de ferro no organismo.

iStock

Regula a Pressão Arterial: Rico em potássio, que ajuda a baixar a pressão arterial ao regular os níveis de sódio no sangue.

iStock

Benefícios para o Coração: Contém potássio e vitamina B1, que ajudam no funcionamento cardíaco, e flavonoides que combatem os radicais livres, reduzindo o colesterol ruim (LDL).

iStock

Melhora a Saúde da Pele: Rico em antioxidantes e água, combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce, além de possuir propriedades antifúngicas e antibacterianas.

iStock

Ajuda no Controle do Diabetes: Boas quantidades de fibra e baixo teor de carboidratos ajudam a controlar a absorção de glicose e a evitar picos de açúcar no sangue.

iStock

Riscos e Contraindicações: Em geral, saudável, mas deve ser evitado por quem tem alergias, excesso de ferro no organismo ou sofre de diarreia devido ao alto teor de fibras e água.

Getty Images

Versatilidade na Cozinha: Pode ser consumido cru ou cozido, em saladas, refogados, acompanhando assados e farofas, e até mesmo em sucos.

Getty Images/iStockphoto

Dicas para Reduzir Amargor: Deixe de molho em água com sal por 15 minutos antes de cozinhar, ou fatie, salgue e deixe escorrer antes de lavar e cozinhar, para tornar o sabor menos amargo.

Bruno Miranda/Folhapress

Para saber mais, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 03 de junho de 2024.

Veja Também