Desinflama gengiva, reduz cólica e alivia dor de cabeça: os benefícios do gengibre à saúde

Por Léo Marques

O gengibre é uma raiz comestível que oferece diversos benefícios à saúde. Ele possui propriedades termogênicas, antioxidantes, anti-inflamatórias e analgésicas.

iStock

Além disso, contém poucas calorias (80 kcal a cada 100 gramas) e alguns minerais importantes como magnésio e potássio, além de ser rico em vitamina C e vitaminas do complexo B.

Léo Avesani

Pelo risco de pressão baixa ou hipoglicemia, pessoas que usam medicamentos para controle de pressão alta ou diabetes devem consumir apenas sob orientação médica.

iStock

Se você não se enquadra nesses casos, veja como o corpo responde quando você toma água com gengibre:

iStock

1. Ajuda a emagrecer

Conhecido por seu poder termogênico, ou seja, aumenta a temperatura do organismo, o gengibre acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura corporal.
iStock

Também auxilia na redução do apetite e na absorção de gorduras, o que contribui para o emagrecimento.

iStock/ canyonos

A raiz também possui ação diurética, o que ajuda a eliminar o excesso de líquido do corpo, diminuindo o inchaço.

Engin Akyurt/Unsplash

2. Melhora a memória

A função cerebral também melhora com o consumo do alimento.
Getty Images

3. Combate infecções

Foi comprovado que o gengibre diminui o crescimento de diferentes tipos de bactérias. Ele também combate as bactérias orais que estão relacionadas a doenças inflamatórias nas gengivas.
Reprodução/Southern California Pain Institute

4. Reduz cólicas menstruais

Pesquisadores avaliaram mulheres que ingeriram 1 g de gengibre durante três dias do período menstrual. Foi comprovado que o alimento alivia a dor de forma tão eficiente quanto medicamentos.
iStock

5. Melhora a digestão

Consumir gengibre ajuda o pâncreas a funcionar melhor e gerar mais enzimas que vão favorecer a absorção de nutrientes, facilitando a digestão.
iStock

6. Reduz a dor de cabeça

O gingerol, presente no gengibre, possui um bom efeito anti-inflamatório, analgésico e antioxidante, que pode ajudar a frear a sensação de latejamento na cabeça.
iStock
Publicado em 24 de Maio de 2024.