O alecrim é uma planta usada para fins terapêuticos há muito tempo, suas propriedades farmacológicas são o poder antioxidante, antimicrobiano e anti-inflamatório.
Christhian Gruhn/Unsplash
O chá de alecrim é rico em polifenóis, como ácidos fenólicos, flavonóides e terpenos fenólicos. Mas é preciso usar a parte correta da erva para obter seus benefícios.
Para entender melhor, VivaBem conversou com especialistas para tirar suas principais dúvidas sobre a planta e sua bebida.
Chá de alecrim é aliado da digestão?
Apesar de não haver evidência científica consistente, a prática clínica reconhece alguns benefícios do alecrim para a digestão.
O chá de alecrim pode ajudar a emagrecer?
No caso do chá de alecrim, mais uma vez, os estudos foram feitos apenas em modelos animais e mostraram que o ácido carnósico presente no extrato de alecrim pode modificar beneficamente a composição da microbiota intestinal de ratos com obesidade.
Grávidas e quem tem pressão alta pode tomar chá de alecrim?
Gestantes e lactantes não possuem indicação para o consumo do chá de alecrim, mas muito mais pela falta de evidências quanto à toxicidade e segurança.
Ele age como um antibiótico natural?
Novamente, essa fama vem do conhecimento empírico popular aliado a estudos ainda muito iniciais. Portanto, não há como afirmar que esse efeito ocorre em humanos.
É verdade que o chá de alecrim ajuda a reduzir o estresse?
Estudos preliminares mostram que os compostos bioativos do alecrim podem, sim, ajudar o sistema nervoso central, influenciando no estresse e até ajudando a memória, reduzindo a ansiedade e tendo um efeito neuroprotetor: mas tudo isso em animais.
O chá de alecrim é aliado do sono?
Essa propriedade é um pouco polêmica, já que na prática clínica algumas pessoas apresentam alterações no sono com o uso do alecrim.
Christhian Gruhn/Unsplash
Dá para usar o chá de alecrim no cabelo?
Existem alguns usos do chá de alecrim nos cabelos, principalmente para o tratamento da oleosidade dos fios e do couro cabeludo, devido a seu efeito anti-inflamatório. No entanto, ele não trará benefícios ao crescimento dos fios.
Como fazer o chá de alecrim?
De uma forma geral, para o preparo, orienta-se adicionar o equivalente a cerca de 1 colher (de sopa) de ramos de alecrim (folhas e hastes) em uma xícara (de chá) de água e deixar por 5 a 10 minutos.