As sementes de abóbora são ricas em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, sendo uma excelente opção para quem busca uma dieta equilibrada.
Prevenção da anemia: Altamente ricas em ferro, especialmente benéficas para veganos e vegetarianos, quando combinadas com alimentos ricos em vitamina C, ajudam na prevenção da anemia.
Benefícios para o coração: Contêm magnésio, zinco, fitoesteróis e ômega-3, nutrientes que reduzem pressão arterial, colesterol e risco cardiovascular.
Saúde da próstata e bexiga: Compostos na semente ajudam a aliviar sintomas de hiperplasia prostática benigna e problemas urinários.
Peakstock / Shutterstock.com
Redução do risco de câncer: Fitoestrógenos presentes podem diminuir o risco de câncer de mama em mulheres pós-menopausa e possivelmente outros tipos de câncer.
Controle de açúcar no sangue: Boas doses de magnésio e fibras tornam as sementes úteis no controle glicêmico, beneficiando pacientes com diabetes ou pré-diabetes.
Fortalecimento da imunidade: O zinco e as fibras ajudam na imunidade e no bom funcionamento do intestino, criando barreiras contra patógenos.
Ação antioxidante: Com vitamina E, carotenoides e flavonoides, reduzem inflamações e contribuem para saúde cardiovascular, câncer e controle de peso.
Propriedades antifúngicas e antivirais: Oferecem nutrientes importantes e ajudam no combate a infecções devido a propriedades imunológicas.
Fonte de proteínas: Boa opção para complementar a ingestão proteica, especialmente em dietas veganas, quando associadas a cereais e vegetais.
Como consumir: Recomendação diária de 30g, cruas, assadas ou torradas. Versáteis, podem ser incluídas em snacks, saladas, sopas ou farofas. Prefira sem sal para evitar excesso de sódio.
Riscos e contraindicações: Consumo excessivo pode causar desconfortos gastrointestinais. Pacientes com alergias, grávidas ou em uso de anticoagulantes devem consultar especialistas antes de consumir.
Para saber mais, acesse VivaBem.