Equilibra açúcar no sangue, regula pressão e amplia imunidade: os benefícios da batata doce à saúde

Por Samantha Cerquetani

A batata-doce é bastante consumida e uma fonte de carboidrato saudável. Ganhou a fama de ser o alimento predileto de quem quer ganhar massa muscular.

iStock

Ela é rica em fibras alimentares e proteínas. Além disso, apresenta vitaminas A, E, C e K e do complexo B.

iStock

Em sua composição também se encontram sais minerais como zinco, cálcio, magnésio, ferro, manganês e potássio. Veja outros benefícios desse alimento:

iStock

1. Contribui para o ganho muscular

Isso ocorre porque o aumento da massa magra depende não apenas do exercício, mas também do equilíbrio da ingestão entre proteínas e carboidratos.
Marcel Gussoni

2. Faz bem para a saúde intestinal

As fibras e antioxidantes promovem a saúde intestinal. Quando cozida e resfriada, também fornece amido resistente, que ao passar pelo intestino grosso alimenta as bactérias benéficas.
Vaaseenaa/Getty Images/iStockphoto

3. Melhora a visão

Por ser um alimento rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, tem forte relação com os cuidados com a visão, já que essa vitamina ajuda a proteger a córnea.
iStock

4. Fortalece o sistema imunológico

Mais uma vez o betacaroteno presente no alimento proporciona benefícios para o organismo. Além disso, a vitamina A contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.
Getty Images

5. Controla a glicemia

Boa notícia para quem tem diabetes. O consumo de batata-doce controla a glicemia e a secreção de insulina por ser um alimento de médio índice glicêmico.
iStock

6. Controla a pressão arterial

Pode auxiliar no controle da pressão arterial por apresentar em sua composição sais minerais como zinco, cálcio, magnésio, ferro, manganês e potássio.
iStock

A batata-doce é bastante versátil e pode fazer parte de diversas receitas doces e salgadas, além de servir de acompanhamento de carnes ou complementos de saladas.

Getty Images

O consumo de batata-doce é considerado seguro para a maioria das pessoas. Mas, é preciso controlar a quantidade ingerida por ser um carboidrato, pois em excesso pode levar ao ganho de peso.

iStock

Pessoas com histórico de pedras nos rins devem consumir com moderação, pois o vegetal contém oxalato, o que contribui para a formação de cálculos renais.

Ronny Santos/Folhapress
Publicado em 03 de Maio de 2024.

Veja Também