Equilibra açúcar no sangue, reduz inflamação e fortalece imunidade: os benefícios do morango à saúde

Por Samantha Cerquetani

Pequeno, de cor avermelhada brilhante, com sabor levemente ácido, aroma agradável e forte, o morango é bastante versátil.

iStock

Ele é o grande representante das frutas vermelhas --chamadas de berries em inglês, e desse grupo também faz parte a amora, framboesa e cranberry.

iStock

Possui muitas propriedades nutritivas e há cerca de doze espécies. Veja, a seguir, seus benefícios:

Deborah Pendell/Getty Images

Reduz o colesterol

Isso ocorre devido ao fato de o morango ser rico em antocianina, um tipo de antioxidante que impede a oxidação do colesterol ruim (LDL) e eleva as taxas do colesterol bom (HDL).
Getty Images

Previne doenças cardiovasculares

É um grande aliado do coração. Primeiramente, por reduzir o colesterol ruim, diminuindo a formação das placas de gordura nas artérias. E também por ser rico em flavonoides.
Getty Images

Diminui a pressão arterial

O consumo desse tipo de fruta reduz a pressão arterial e aumenta a concentração de colesterol HDL (bom).
Reuters/Suzanne Plunkett

Reduz a glicemia

Por ser rico em polifenóis, diminui a resposta glicêmica à sacarose. Além disso, as antocianinas estão associadas a uma redução na produção de insulina após as refeições.
Getty Images/iStockphoto

Diminui inflamações

Os flavonoides das frutas vermelhas, especialmente o morango, também possuem propriedades anti-inflamatórias.
Divulgação

Aumenta a imunidade

O morango contém vitaminas como a vitamina E, betacarotenos, compostos bioativos e uma excelente fonte de vitamina C que reforça a imunidade.
Deborah Pendell/Getty Images

O morango é um alimento sem riscos à saúde, na maioria das vezes, mas seu consumo também pode trazer riscos e contraindicações, em alguns casos específicos.

iStock

Sabe-se que a fruta é um dos alimentos mais contaminados por agrotóxicos. Por isso, o morango deve ser consumido com moderação.

Getty Images

O morango também é considerado um alimento alergênico, pois contém algumas proteínas que podem causar reações imunológicas em algumas pessoas.

Getty Images
Publicado em 08 de julho de 2024.

Veja Também