Extrai colesterol, desinflama e equilibra açúcar no sangue: os benefícios do azeite à saúde

Por VivaBem

O azeite é o óleo extraído da azeitona, o fruto da oliveira. Essa árvore é uma das mais antigas conhecidas do mundo, sendo cultivada antes da invenção da escrita.

iStock

Por isso, sabe-se que o consumo do azeite é milenar, mas não se tem conhecimento desde quando ele passou a fazer parte das refeições.

iStock

O azeite possui gorduras monoinsaturadas, ômega 9, vitaminas E, A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos. Além de propriedades antioxidantes.

iStock

Conheça, a seguir, os benefícios desse óleo.

iStock

1. Propriedades anti-inflamatórias

O azeite extravirgem possui um composto anti-inflamatório natural que inibe a atividade de enzimas envolvidas na inflamação e na dor do mesmo modo que o ibuprofeno.
iStock

2. Previne doenças cardíacas

Por ser rico em ácidos graxos monoinsaturados (ômega 9), o consumo regular de azeite contribui para a redução do colesterol ruim (LDL) e elevação do bom (HDL).
Getty Images/iStockphoto

3. Reduz o risco de diabetes

Uma dieta suplementada com azeite de oliva diminuiu a incidência de diabetes tipo 2 em pessoas com alto risco de problemas cardiovasculares.
Getty Images/iStockphoto

4. Protege o cérebro

Contém antioxidantes que estão relacionados ao bom funcionamento e preservação do cérebro. Essas substâncias são eficazes na prevenção de danos causados pela oclusão de artérias cerebrais, como AVCs.
iStock

5. Melhora artrite

O azeite de oliva extravirgem está relacionado à redução de dor crônica e pode minimizar os sintomas da inflamação.
Getty Images/iStockphoto

6. Faz bem para os ossos

O consumo regular de azeite também favorece a saúde dos ossos. Além disso, a presença da vitamina K ajuda a manter os ossos resistentes a fraturas.
Getty Images

7. Diminui risco de depressão

As pessoas que consomem mais gorduras mono e poli-insaturadas, como as presentes no azeite, têm risco menor de depressão, de acordo com uma pesquisa publicada no PLoS ONE.
Angelo Dal Bo

8. Previne a colite ulcerativa

A colite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal (DII) que afeta o intestino grosso. O consumo de azeite pode ajudar a diminuir o risco da doença.
Getty Images

9. Retarda o envelhecimento

Possui uma série de compostos antioxidantes que reduzem a formação de radicais livres. O consumo regular previne o estresse oxidativo, responsável pelo envelhecimento precoce das células.
Getty Images/iStockphoto

A ingestão recomendada de azeite é de, no máximo, duas colheres de sopa por dia. A orientação dos especialistas é evitar usar o óleo para refogar ou fritar os alimentos.

Getty Images/iStockphoto
Publicado em 05 de abril de 2024.

Veja Também