Aumenta produção de bile, diminui irritação e reduz fungos: os benefícios do boldo à saúde

Por VivaBem

Boldo como aliado da saúde: Conhecido por beneficiar o fígado, estômago, e digestão, além de ser calmante, o boldo é amplamente usado para tratar e prevenir doenças.

iStock

Popularidade tradicional: Sempre presente em lares brasileiros, o chá de boldo é famoso por seu uso medicinal, especialmente entre as gerações mais antigas.

Loverna Journey/Unsplash

Formas de consumo: O boldo pode ser consumido em chás, cápsulas ou sucos e possui diferentes espécies, com destaque para o boldo do Chile e o boldo brasileiro.

Getty Images

Sabor amargo e restrições: Seu gosto amargo é marcante, e o consumo contínuo não é recomendado; crianças, gestantes, lactantes e algumas pessoas devem evitar.

Getty Images/iStockphoto

Benefícios digestivos: O boldo ajuda em desconfortos gástricos, facilitando a digestão, especialmente após refeições pesadas e em casos de diarreia.

iStock

Propriedades adicionais: Além de ser digestivo, possui propriedades diuréticas, hepáticas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

iStock

Efeitos do chá de boldo: Semelhante ao da planta, o chá de boldo protege o fígado, melhora a digestão e é antioxidante.

Divulgação

Estimula a produção de bile: Auxilia na produção e liberação da bile pelo fígado, ajudando na digestão e absorção de gorduras no intestino.

iStock

Efeito calmante e antimicrobiano: Além de acalmar, o boldo combate fungos e bactérias.

Motoki Tonn/Unsplash

Contraindicações do consumo: Deve ser evitado por crianças, grávidas, lactantes, pessoas com problemas no fígado, vesícula, pâncreas, ou em tratamento com anticoagulantes.

iStock

Para saber mais, acesse VivaBem.

Getty Images
Publicado em 14 de novembro de 2024.

Veja Também