Características do quiabo: Legume típico de Minas Gerais e Bahia, com textura viscosa, sabor suave, e combinações culinárias variadas como frango com quiabo e caruru.
Perfil nutricional: Rico em fibras, vitaminas (A, C, B6, K), minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio) e baixo em calorias (22 kcal/100 g cozido).
Leticia Senciani/Getty Images/iStockphoto
Saúde do coração: Reduz colesterol, triglicérides e controla a pressão arterial, graças às fibras, potássio e polifenóis presentes no quiabo.
Controle da glicemia: As fibras ajudam a regular a absorção de glicose, auxiliando no controle do açúcar no sangue, importante para diabéticos.
Igor Alecsander/Getty Images
Benefícios para o intestino: Alto teor de fibras promove saúde intestinal, prevenindo constipação e melhorando o trânsito intestinal.
Fortalece ossos e dentes: Fonte de vitamina K, cálcio, ferro e fósforo, o quiabo contribui para prevenir fraturas e fortalecer a saúde óssea.
Imunidade e visão: Contém vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, e vitamina A, que protege a visão e previne problemas oculares.
Saúde na gravidez: O ácido fólico no quiabo ajuda a prevenir defeitos no tubo neural em bebês, sendo indicado para gestantes.
Formas de consumo: Cozido, assado, grelhado, em saladas, sopas, risotos e pratos típicos. Evitar frituras e reduzir a "baba" mergulhando no suco de limão.
Cuidados e contraindicações: Moderação para pessoas com tendência a cálculos renais (por causa do oxalato) e para quem usa anticoagulantes devido à vitamina K.
Para saber mais, acesse VivaBem.