O gergelim contém minerais, fitosteróis e ácidos graxos poli-insaturados que fortalecem a imunidade e previnem doenças cardiovasculares e inflamatórias.
Com 21,2g de proteína por 100g, o gergelim é benéfico para músculos, pele, cabelo e sistema imunológico, além de fornecer energia e melhorar a oxigenação do corpo.
Rico em cálcio (825mg por 100g), o gergelim auxilia na formação de ossos e dentes, regula a pressão arterial e melhora funções cerebrais e musculares.
As gorduras insaturadas do gergelim ajudam a reduzir o colesterol LDL, aumentam o HDL e controlam a glicemia, peso e pressão arterial.
O gergelim é rico em macrominerais essenciais para a saúde óssea, o funcionamento celular, a contração muscular e a regulação da pressão arterial.
Com triptofano e tiamina, o gergelim estimula a produção de serotonina, reduzindo ansiedade e promovendo sensação de bem-estar.
O branco tem mais lipídios e fibras solúveis, enquanto o preto contém mais antioxidantes, compostos fenólicos e fibra insolúvel. Usá-los juntos complementa seus benefícios.
Ambos os tipos combatem radicais livres, sendo o gergelim preto mais eficaz em atividades antioxidantes naturais.
Consuma duas colheres (sopa) por dia, preferencialmente in natura. Pode ser usado em saladas, tapiocas, shakes ou no preparo de molhos como tahine.
Pacientes renais devem consumir gergelim apenas com orientação nutricional, devido ao impacto nos níveis de minerais no organismo.
Para saber mais, acesse VivaBem.