Acelga - iStock

Fortalece dentes, estimula colégeno e aumenta anticorpos: os benefícios da acelga à saúde

Por Alexandre Raith

Acelga - iStock

A acelga é amplamente utilizada na culinária oriental, europeia e conquista espaço na mesa brasileira.

iStock
acelga suiça - iStock

Com apenas cerca de 20 kcal em 100 g, a acelga oferece baixo teor calórico, sendo rica em vitaminas C e K, minerais como magnésio e potássio, além de conter ferro, cálcio, fibras e proteínas.

iStock
Coração, saúde cardiovascular, cardíaca, eletrocardiograma, exame, batimento cardíaco - iStock

Benefícios para a saúde cardiovascular: A vitamina K na acelga inibe a calcificação vascular, prevenindo placas nas artérias, e o cálcio favorece funções neuromusculares, regulando os batimentos cardíacos.

iStock

Circulação sanguínea e bebês prematuros: A vitamina K contribui para a circulação sanguínea, sendo benéfica para bebês prematuros, prevenindo hemorragias intestinais.

Reprodução/saude.ms.gov.br

Estímulo à densidade óssea: O consumo de acelga promove a fixação de cálcio nos ossos e dentes, essencial para o desenvolvimento e formação das fibras de colágeno.

iStock

Saúde da visão e da pele: A vitamina A na acelga contribui para uma visão saudável, enquanto a vitamina C e o ferro combatem o envelhecimento precoce, estimulando a produção de colágeno.

iStock

Fortalecimento do sistema imunológico: Com vitaminas A, C e K, cálcio, ferro e proteínas, a acelga fortalece o sistema imunológico, aumentando a produção de glóbulos brancos e anticorpos.

iStock

Prevenção da anemia: A vitamina C na acelga potencializa a absorção de ferro, prevenindo a anemia e promovendo melhora no humor e na prevenção de quadros depressivos.

iStock

Sono e saúde intestinal: O magnésio na acelga auxilia na qualidade do sono e estimula os movimentos intestinais, combatendo a constipação.

iStock

Controle do nível de açúcar e gordura: Indicada para quem tem diabetes ou colesterol alto, a acelga, com magnésio e fibras, ajuda a reduzir os níveis de glicose e gordura no sangue.

iStock

Contribuição para a memória e aprendizado: O ferro na acelga regula neurotransmissores cerebrais, facilitando o aprendizado e contribuindo para o bom funcionamento da memória.

iStock

A acelga ideal deve ter folhas verdes e espessas, com caules firmes, e deve ser consumida rapidamente para preservar seus nutrientes. Pode ser armazenada na geladeira.

iStock

A acelga pode ser consumida crua em saladas, refogada no vapor, misturada a proteínas ou legumes, recheio de tortas, ingrediente de sucos, evitando frituras.

Getty Images/iStockphoto

Para mais informações, acesse VivaBem.

iStock
Veja aqui
Publicado em 06 de fevereiro de 2024.

Comunicar Erro

Veja Também