Estimula crescimento dos cabelos, reduz inflamação e amplia imunidade: os benefícios da semente de girassol à saúde

Por VivaBem

As sementes de girassol contêm proteínas vegetais, gorduras saudáveis, vitaminas E e do complexo B, fibras e minerais como magnésio, fósforo, zinco, ferro e selênio.

iStock

Reduzem o colesterol LDL e aumentam o HDL graças às gorduras insaturadas, fibras e vitamina E, além de regular a pressão arterial com o magnésio.

iStock

A vitamina E protege contra danos de radicais livres e raios UV, enquanto ácidos graxos hidratam e minerais como zinco e selênio ajudam na regeneração celular.

iStock

Ácidos graxos e proteínas mantêm a hidratação do couro cabeludo, prevenindo ressecamento, queda e estimulando o crescimento dos fios.

Getty Images

Fitosteróis, fibras, magnésio e vitamina E colaboram para manter níveis saudáveis de colesterol no sangue.

iStock

Vitamina E, selênio, zinco e ácidos graxos insaturados reforçam a imunidade, enquanto a vitamina B6 e magnésio ajudam na produção de anticorpos.

iStock

Magnésio, fósforo, vitamina E e ácidos graxos insaturados fortalecem ossos e dentes, reduzindo inflamações nas articulações.

iStock

Rico em fibras e proteínas, ajuda no controle do apetite e no equilíbrio dos níveis de energia, favorecendo a manutenção do peso.

iStock

Com antioxidantes, magnésio, tiamina e triptofano, as sementes de girassol protegem as células cerebrais, melhoram a função nervosa e promovem bem-estar.

iStock

Recomenda-se até 30g por dia, em saladas, lanches, smoothies ou pães. Evite excesso de sódio e calorias; atenção a possíveis alergias e interações medicamentosas.

iStock

Para saber mais, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 09 de janeiro de 2025.

Veja Também