Inibe cárie, barra úlcera e trata infecção urinária: os benefícios do cranberry à saúde

Por Cecilia Felippe Nery

O cranberry, fruto exótico, é nativo do hemisfério Norte e recebeu seu nome em inglês, "cran berry", devido à semelhança da flor com a cabeça, pescoço e bico do pássaro crane.

iStock

Embora não cultivado no Brasil e com preço elevado, o cranberry é encontrado em lojas de produtos naturais e supermercados, na forma de sucos, polpas, seco, em pó ou cápsulas.

iStock

Rico em vitamina C, ácidos orgânicos, flavonoides, catequinas, antocianidinas e proantocianidinas, o cranberry oferece benefícios à saúde além da prevenção da cistite.

iStock

Prevenção de Infecções Urinárias: Substâncias presentes no cranberry impedem a adesão de bactérias, como E. coli, nas paredes da bexiga, sendo eficaz na prevenção e tratamento de infecções urinárias.

iStock

Saúde Estomacal: As proantocianidinas no cranberry podem impedir a fixação da bactéria Helicobacter pylori, causadora de gastrite e úlcera, na mucosa estomacal.

iStock

Saúde Bucal: Com propriedades acidúricas e acidogênicas, o cranberry inibe a ação do Streptococcus mutans, contribuindo para a prevenção de cáries.

iStock

Redução de Riscos Cardiovasculares: Altos níveis de polifenois no cranberry têm ações anti-inflamatórias, prevenindo acúmulo de plaquetas, diminuindo a pressão arterial e reduzindo o LDL, o colesterol "ruim".

iStock

Benefícios ao Sistema Intestinal: Fonte de fibras, o cranberry auxilia no bom funcionamento do intestino, prevenindo constipações.

iStock

Ação Antioxidante: Rico em ácido ascórbico (vitamina C), o cranberry combate os radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce.

iStock

Prevenção de Gripes e Resfriados: A presença de vitamina C e vitamina E no cranberry contribui para a imunidade, prevenindo gripes e resfriados.

iStock

O cranberry pode ser consumido em sucos, desidratado, em cápsulas ou in natura, sendo adicionado a geleias, sorvetes, tortas, bolos, biscoitos, barras de cereais, molhos e caldas.

iStock

Recomenda-se o consumo diário de 100 gramas da fruta, duas cápsulas de 250 mg a 400 mg ou suco de 200 ml a 480 ml.

iStock

O excesso de cranberry pode apresentar riscos, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico (aspirina), usuários de diluidores de sangue ou com histórico de cálculos renais.

iStock

Para mais informações, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 15 de janeiro de 2024.