Melhora a digestão, combate a artrite: os benefícios da mandioca

Por Samantha Cerquetani

A mandioca é nativa da América do Sul, conhecida também como macaxeira ou aipim em algumas regiões do Brasil.

Getty Images

Segundo a Embrapa, a mandioca é um alimento energético crucial para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente em países em desenvolvimento, ajudando a combater a fome.

Ribeiro Rocha/Getty Images/iStockphoto

A mandioca cozida é rica em cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C. Contém 125 calorias e 30 g de carboidratos por 100 g.

iStock

Pesquisas melhoraram a cor da polpa branca da mandioca com tons amarelos dos carotenoides, que têm ação antioxidante, protegendo contra doenças e radicais livres.

Getty Images/iStockphoto

Digestão e Flora Intestinal: A mandioca cozida é uma fonte de amido resistente, que alimenta as bactérias benéficas da flora intestinal, melhorando o funcionamento do intestino e fortalecendo o sistema imune.

iStock

Saúde Cardiovascular: Rica em potássio e fibras, a mandioca ajuda a regular a pressão arterial, reduzir o colesterol e promover a saúde do coração.

iStock

Combate à Artrite: Com polifenóis e saponinos, a mandioca tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam a aliviar os sintomas da artrite.

iStock

Controle da Diabetes: O amido resistente na mandioca libera glicose gradualmente, evitando picos de açúcar no sangue, além de aumentar a sensação de saciedade e controlar o peso.

iStock

Energia para Exercícios: Com 125 calorias e 30 g de carboidratos por 100 g, a mandioca é uma excelente fonte de energia para atividades físicas, além de conter fósforo e cálcio que combatem a fadiga e melhoram a saúde óssea.

iStock

Fortalecimento Imunológico: A vitamina C e o folato presentes na mandioca fortalecem o sistema imunológico, aumentando a produção de glóbulos brancos e combatendo infecções.

iStock

Benefícios para a Pele: Rica em polifenóis como o resveratrol, a mandioca combate os radicais livres, retardando o envelhecimento e protegendo a pele dos danos da radiação ultravioleta.

iStock

Consumo Versátil e Precauções: A mandioca pode ser consumida de várias formas, como in natura, farinha ou tapioca. Deve ser cozida antes de consumida para evitar intoxicação por cianeto. Evitar o consumo excessivo devido ao seu alto teor calórico.

Getty Images/iStockphoto

Para saber mais, acesse VivaBem.

Getty Images/iStockphoto
Publicado em 31 de julho de 2024.

Veja Também