O que é o agrião: Hortaliça crucífera de sabor levemente amargo, folhas pequenas e verde-escuras, pertencente à mesma família da couve, repolho e brócolis.
Baixo valor calórico e nutrientes: Em 100 g, contém apenas 23 calorias, além de proteínas, fibras, ferro, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e vitaminas A, C, E e K.
Benefícios para a visão: Rico em luteína, zeaxantina e vitamina A, que protegem contra catarata e degeneração macular.
Redução de doenças crônicas: Possui antioxidantes e isotiocianatos, que protegem as células e ajudam a prevenir câncer e diabetes quando aliados a hábitos saudáveis.
Saúde cardíaca: Diminui o colesterol "ruim", controla a pressão arterial e reduz o risco de doenças cardiovasculares, como AVC e infartos.
Fortalecimento ósseo: Minerais e vitamina K auxiliam na renovação óssea e na prevenção de osteoporose.
Imunidade fortalecida: Alta concentração de vitamina C estimula a produção de glóbulos brancos, protegendo contra infecções.
Saúde intestinal: Fonte de fibras que facilitam o trânsito intestinal e ajudam a prevenir constipação.
Auxílio no controle de peso: Poucas calorias e fibras que aumentam a saciedade, contribuindo para perda ou manutenção do peso.
Outros benefícios estudados: Potencial redução de glicose no sangue, aumento da sensibilidade à insulina e melhora no desempenho esportivo devido aos nitratos.
Cuidados no consumo: Pode interferir na coagulação sanguínea devido à vitamina K, irritar a mucosa gástrica em excesso e ser inadequado para pessoas com insuficiência renal.
Dicas de preparo e consumo: Consumido cru em saladas ou em receitas como sopas, tortas, panquecas e risotos. Deve ser bem higienizado antes do consumo.
Para saber mais, acesse VivaBem.