Ajuda na produção de músculos, fortalece metabolismo e amplia imunidade: os benefícios do coração de frango à saúde

Por Gabriele Maciel

O coração de galinha é uma iguaria popular em churrascos e pode ser utilizado em diversas receitas, como risotos e baião de dois.

Vladimir Mironov/Getty Images/iStockphoto

É uma proteína de baixa densidade energética, adequada para quem busca uma dieta equilibrada.

Thais Ceneviva/Getty Images/iStockphoto

Devido ao seu tamanho e textura, o coração de galinha pode ser consumido em excesso, o que é problemático devido ao teor de gorduras saturadas.

iStock

Rico em aminoácidos essenciais, o coração de galinha auxilia na saúde da pele, cabelo e músculos, e é benéfico para a manutenção e produção de massa muscular.

iStock

Alto Teor de Ferro: Contém uma quantidade significativa de ferro, essencial para o transporte de oxigênio e a produção de glóbulos vermelhos, sendo recomendado para anêmicos e mulheres no período menstrual.

iStock

Vitaminas do Complexo B e Zinco: Rico em vitaminas do complexo B, especialmente niacina, e em zinco, o coração de galinha auxilia no metabolismo, na função celular e na imunidade.

iStock

Gorduras Insaturadas Beneficentes: Possui gorduras insaturadas que ajudam a reduzir o colesterol LDL e auxiliam na absorção de vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A.

iStock

Rico em Minerais Essenciais: Fornece potássio, fósforo, magnésio e cálcio, que são fundamentais para o funcionamento celular, saúde óssea e muscular.

iStock

Métodos de Preparo: Assar ou grelhar o coração de galinha reduz seu teor de gordura. Também pode ser preparado na air fryer ou panela de pressão, ou ainda desfiado para compor pratos regionais.

Thais Ceneviva/Getty Images/iStockphoto

Dicas de Consumo e Temperos: Para um sabor melhor, é recomendado retirar as artérias e marinar o coração em vinho com temperos naturais antes de cozinhar.

Vladimir Mironov/Getty Images/iStockphoto

Contraindicações: Pessoas com colesterol alto, sem vesícula biliar, ou que sofrem de gota devem evitar o consumo devido ao teor de gordura e purinas. Mulheres pós-menopausa com excesso de ferro também precisam limitar o consumo.

iStock

Em 100g de coração de galinha assado, há 201 kcal, 39g de proteínas, 12,1g de lipídios, além de vitaminas e minerais essenciais como ferro, zinco e vitamina A.

MariyaPhoto/Getty Images/iStockphoto

Para saber mais, acesse VivaBem.

Alleko/Getty Images/iStockphoto
Publicado em 22 de setembro de 2024.

Veja Também