O pequi é um fruto característico do Cerrado e um dos símbolos desse bioma, famoso pelo sabor e aroma marcantes.
Rico em vitaminas, minerais e ácidos graxos, o pequi ajuda no controle do colesterol e da pressão arterial e possui propriedades anti-inflamatórias.
AngelaMacario/Getty Images/iStockphoto
Comparação com a maçã: Embora do tamanho de uma maçã, o pequi contém o dobro das vitaminas C e E e é rico em vitamina A.
Efeito antioxidante: Atua como antioxidante, auxiliando na prevenção de doenças e retardando o envelhecimento, beneficiando pele e visão.
Apoio à imunidade: Fortalece o sistema imunológico, ajudando a prevenir infecções e fortalecer a saúde em geral.
Prevenção de doenças: Há estudos que indicam potenciais efeitos contra lúpus, diabetes e câncer de fígado.
Fonte de vitaminas e minerais: A polpa do pequi contém fibras, vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, magnésio, fósforo, cobre, ferro e potássio.
Saúde do coração: O óleo de pequi, extraído da polpa, é rico em ácido oleico (ômega 9), que ajuda a reduzir o colesterol LDL e a pressão arterial.
Óleo da amêndoa: O óleo da amêndoa do pequi contém ácido palmítico, antioxidante com vitamina A, comumente consumido como suplemento.
Proteção contra câncer de fígado: Estudos indicam que o óleo de pequi pode reduzir lesões pré-tumorais no fígado, mostrando potencial efeito protetor.
Cuidado no consumo: Devido ao teor de gordura, o pequi deve ser consumido com moderação para evitar excesso calórico e desbalanceamento nutricional.
Para saber mais, acesse VivaBem.