O tomate é rico em vitaminas A, B, C, K e minerais como fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro, sendo um alimento funcional.
Photographer/Getty Images/iStockphoto
O licopeno, antioxidante presente no tomate, ajuda na prevenção de cânceres como o de próstata, pulmão e estômago, especialmente quando consumido cozido.
Contribui para a saúde do coração ao reduzir o colesterol ruim (LDL) e o estresse oxidativo, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.
Protege a pele contra os danos dos raios UV, ajudando na textura, reduzindo acne e prevenindo queimaduras solares.
Beneficia a visão devido à vitamina A, luteína e zeaxantina, que combatem os radicais livres e previnem doenças oculares.
Auxilia no controle da pressão arterial, pois é rico em potássio, que tem efeito vasodilatador e ajuda na hipertensão.
Contribui para a regulação da glicose no sangue devido ao cromo, mineral que melhora a ação da insulina e pode ajudar no controle do diabetes tipo 2.
Igor Alecsander/Getty Images
Apoia a saúde das gestantes, oferecendo vitaminas e minerais essenciais como ácido fólico, que previne partos prematuros e problemas no feto.
Pode ajudar na constipação devido ao seu alto teor de água, fibras e flavonoides como a naringenina, que tem efeito laxativo.
O tomate deve ser consumido com moderação por quem tem refluxo ou diverticulite, pois sua acidez pode piorar os sintomas dessas condições.
Para saber mais, acesse VivaBem.
Veja aqui