A vacina contra a dengue, disponível na rede particular desde março de 2023, oferece uma proteção contra o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
A recente alta no número de casos gerou um crescimento no interesse de busca pelo imunizante, de acordo com dados do Google Trends.
Podem se vacinar na rede particular pessoas entre quatro e 60 anos. Veja, a seguir, a faixa de valores cobrados.
Na rede pública, por enquanto, apenas quem tem de dez a 14 anos e reside em cidades com mais de 100 mil habitantes, com uma alta transmissão da dengue, pode se vacinar.
Não há obrigatoriedade de cobertura da vacina da dengue por planos de saúde e convênios, já que a ANS não inclui a vacina da dengue no rol de procedimentos obrigatórios.
Cada plano de saúde possui regras próprias para avaliar a cobertura da vacina. A recomendação é entrar em contato com a operadora para verificar a cobertura específica.
O Brasil deve superar, em fevereiro, os registros diários com maior número de casos prováveis de dengue do ano passado com dois meses de antecedência.
Infectologistas afirmam que o número de casos até o final de fevereiro será maior do que o pico registrado em abril de 2023.
A média de aumento de casos registrados é de 250% em comparação ao ano passado.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que a vacinação contra a dengue será feita de forma progressiva e que o combate à doença é "total prioridade" do governo.
Julia Prado/Ministério da Saúde