A abóbora, fruto nativo da América do Sul e também chamada de jerimum, possui variedades como moranga e cabotian, populares no Brasil.
Baixa Caloria e Nutrientes: É nutritiva e possui poucas calorias; 100 g de abóbora cabotian cozida contém 48 kcal e nutrientes como vitaminas A, C, potássio, e várias vitaminas do complexo B.
Benefícios para a Visão: Rica em betacaroteno, luteína e zeaxantina, protege a visão e ajuda a prevenir catarata e degeneração ocular.
Saúde da Pele: Contém carotenoides e vitamina C, que ajudam na produção de colágeno e retardam o envelhecimento cutâneo.
Auxilia na Perda de Peso: Com poucas calorias, baixo índice glicêmico e alta quantidade de fibras, a abóbora promove saciedade e ajuda no controle do peso.
Saúde Cardiovascular: O potássio e antioxidantes da abóbora auxiliam na redução da pressão arterial e no controle do colesterol LDL.
Redução da Pressão Arterial: Rica em potássio, auxilia na eliminação do sódio, ajudando a regular a pressão arterial, especialmente em pessoas com hipertensão.
Aumento da Imunidade: Vitaminas A, C, E, ferro e ácido fólico presentes na abóbora fortalecem o sistema imunológico e ajudam na prevenção de infecções.
Prevenção do Câncer: O betacaroteno da abóbora está associado à redução do risco de câncer, especialmente no pâncreas e pulmão, ao aumentar os níveis de vitamina A.
Diferenças entre Moranga e Cabotian: Apesar de semelhantes, a cabotian é mais calórica e contém mais potássio e vitamina C em relação à moranga.
Tasha Lyubina/Getty Images/iStockphoto
Consumo e Preparação: É versátil em receitas doces e salgadas. Para melhor absorção do betacaroteno, deve ser cozida com gordura saudável; já a vitamina C é melhor preservada ao consumi-la crua.
Para saber mais, acesse VivaBem.
Rodrigo Moreira/Getty Images/iStockphoto