Aumenta energia pré-treino, reduz pressão e fortalece coração: os benefícios do cupuaçu à saúde

Por VivaBem

O cupuaçu, nativo da Amazônia, é amplamente usado pelos povos indígenas e tem potencial de se tornar mais popular que o açaí por seus benefícios e facilidade de cultivo.

iStock

O nome cupuaçu vem do tupi, significando 'grande semelhante ao cacau'. A árvore pode atingir até 10 metros de altura e possui flores vermelhas e folhas longas.

Getty Images/iStockphoto

Variedades do Fruto: Existem três tipos de cupuaçu - redondo, mamorama e mamau - variando no formato e na presença de sementes.

Janduari Simões/Folhapress

Composição Nutricional: A fruta é fonte de vitamina C, cálcio, fósforo, ferro, proteínas, fibras e carboidratos, além de ter baixo teor calórico.

Janduari Simões/Folhapress

Manteiga de Cupuaçu: Extraída das sementes, a manteiga do cupuaçu tem mais ácidos insaturados que a de cacau, sendo altamente digestível e sem cafeína.

iStock

Benefícios Antioxidantes: A vitamina C no cupuaçu ajuda na imunidade, combate radicais livres e previne o envelhecimento, promovendo firmeza e elasticidade da pele.

iStock

Energia e Alerta: O cupuaçu possui teobromina, similar à cafeína, que proporciona energia e melhora a atenção, sendo ideal para consumo pré-exercícios físicos.

iStock

Auxílio ao Intestino: Com vitaminas e minerais, o cupuaçu ajuda na digestão e alivia desconfortos abdominais.

iStock

Benefícios Cardíacos: A teobromina do cupuaçu tem efeito vasodilatador, que ajuda a reduzir a pressão arterial e previne problemas cardiovasculares.

iStock

Formas de Consumo: A polpa do cupuaçu pode ser encontrada em supermercados, e o fruto maduro é reconhecido pelo cheiro doce. Ele é consumido em doces, mousses, licores, geleias, sorvetes e chocolates (cupulate).

Divulgação

Contraindicações Gerais: Em excesso, o cupuaçu pode causar cólicas e gases em pessoas com síndrome do intestino irritável, e seu alto teor de acidez pode não ser indicado para quem tem problemas gástricos.

iStock

Moderação em Dietas: Para quem busca emagrecimento, o consumo deve ser moderado devido ao teor de gordura do fruto.

iStock

Para saber mais, acesse VivaBem.

iStock
Publicado em 04 de novembro de 2024.

Veja Também