Os benefícios da jabuticaba vão desde ajudar na perda de peso ao combate ao câncer, passando pela prevenção do envelhecimento precoce e redução do risco de Alzheimer.
José Antonio Alberto da Silva
Além disso, a casca, desprezada por muita gente, está por trás de boa parte desses efeitos.
Conheça, a seguir, algumas das razões pelas quais o alimento merece um lugar no seu cardápio:
1. A jabuticaba é rica em fibras, que ajudam na regulação do intestino. As fibras estão principalmente na casca, mas é bom acompanhá-las com a ingestão de água.
2. Combate o excesso do colesterol "ruim": elas reduzem a absorção desse tipo de gordura pelo organismo e facilitam a sua eliminação.
3. Além das poucas calorias (58 em 100 gramas), possui muitas fibras e antocianina, que promovem saciedade.
4. Graças à presença dos compostos fenólicos, a jabuticaba tem uma forte ação antioxidante, o que combate a ação dos radicais livres que prejudicam a pele.
José Antonio Alberto da Silva
5. Os compostos fenólicos ajudam a proteger o organismo do desenvolvimento de tumores, já que os radicais livres que eles combatem podem danificar o DNA celular.
6. Além disso, os antioxidantes têm a capacidade de prevenir o surgimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
7. O potássio relaxa as paredes dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e regulando a pressão arterial.
8. Além de combater a hipertensão, a ingestão da jabuticaba evita problemas no próprio coração, por causa da sua ação antioxidante.
9. Além de aumentar a eficiência do sistema imunológico, a vitamina C contribui para deixar os vasos sanguíneos saudáveis, reduz a fadiga e produz colágeno.
10. É capaz de combater a esteatose hepática, ou seja, a gordura no fígado, e afastar o risco de diabetes. Porém, quem é diabético deve conversar com o médico antes de ingeri-la.
11. Previne a anemia, já que tem uma boa dose de ferro, mineral que é essencial para o transporte do oxigênio dentro do corpo.