Reduz inflamação nas articulações, controla glicemia e amplia imunidade : os benefícios do morango à saude

Por Samantha Cerquetani

O morango é uma fruta de clima temperado, pequeno, vermelho brilhante, com sabor levemente ácido e aroma forte. É versátil em diversas receitas, doces e salgadas.

iStock

O morango é o principal representante das frutas vermelhas, ricas em antocianinas, antioxidantes que conferem sua cor. Incluem-se nesse grupo amoras, framboesas e cranberries.

Getty Images

Cultivo no Brasil: Devido ao clima quente, o cultivo de morangos no Brasil é mais difícil e restrito a regiões subtropicais e temperadas, principalmente no inverno.

Getty Images

O morango é rico em fibras, vitamina C, ácido elágico, cálcio, potássio, magnésio, zinco, vitaminas B2 e B6, além de ter mais de 90% de água, com apenas 30 calorias por 100 g.

Getty Images/iStockphoto

Redução do colesterol: O consumo regular de morangos reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e eleva o bom colesterol (HDL), ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.

iStock

Prevenção de doenças cardíacas: Por reduzir o colesterol e a inflamação, o morango ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas, especialmente pela ação dos flavonoides.

iStock

Diminuição da pressão arterial: As antocianinas presentes no morango ajudam a reduzir a pressão arterial, sendo benéficas para pessoas com hipertensão.

iStock

Redução da glicemia: O morango possui baixo índice glicêmico e seus polifenóis ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, reduzindo a produção de insulina após as refeições.

iStock

Diminuição das inflamações: Os antioxidantes e flavonoides do morango têm propriedades anti-inflamatórias, sendo eficazes na redução de inflamações articulares e sintomas de artrite.

iStock

Aumento da imunidade: O morango é uma excelente fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, auxilia na cicatrização e melhora a absorção de ferro.

iStock

Possíveis benefícios futuros: Estudos estão analisando o potencial do morango no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, como Crohn, e sua eficácia na prevenção do câncer.

iStock

Riscos e cuidados: O morango é um dos alimentos mais contaminados por agrotóxicos e pode causar alergias. Deve ser consumido com moderação e bem higienizado.

iStock

Para saber mais, acesse VivaBem.

Getty Images
Publicado em 26 de setembro de 2024.

Veja Também