A vagem é uma leguminosa colhida ainda verde, originária da América Central, com sabor delicado e textura crocante.
As variedades mais comuns são a vagem macarrão (arredondada) e a vagem manteiga (achatada), ambas com tonalidades de verde e nutrientes semelhantes.
Nutrientes e benefícios gerais: Rica em fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, ácido fólico e vitaminas A, C, K, B2 e B5, além de ser pouco calórica.
Controle de peso: Por conter água e fibras, promove saciedade e ajuda na manutenção do peso; 100g de vagem cozida têm apenas 23 kcal.
Fortalecimento da imunidade: Suas vitaminas A e C ajudam na defesa do organismo, têm propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes.
Saúde ocular: Fonte de betacaroteno, que se transforma em vitamina A, essencial para a saúde dos olhos e prevenção da degeneração da córnea.
Benefícios para o humor: Contém magnésio, ácido fólico e vitaminas do complexo B, que auxiliam na produção de serotonina e promovem o bem-estar.
Ajuda contra a constipação: Rica em fibras, a vagem facilita o trânsito intestinal e ajuda a combater a prisão de ventre.
Controle glicêmico: Por ter baixo teor de carboidratos e muitas fibras, ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, beneficiando quem tem diabetes.
Saúde óssea: Contém vitamina K e cálcio, importantes para a fixação de cálcio nos ossos e prevenção da osteoporose.
Formas de consumo: Versátil, pode ser refogada, grelhada ou cozida no vapor, idealmente sem excesso de óleo, sal ou gorduras.
Cuidados e contraindicações: Pessoas com problemas renais devem moderar o consumo devido ao potássio, e indivíduos com problemas intestinais podem ter desconforto abdominal ao ingerir a vagem.
Para saber mais, acesse VivaBem.