Creme de manga - Getty Images

Estimula produção de colágeno, aumenta elasticidade e melhora visão noturna: os benefícios da manga à saúde

Por VivaBem

Manga - Getty Images/iStockphoto

A manga, fruta de origem asiática cultivada há mais de 4 mil anos, adaptou-se bem ao clima tropical e é amplamente consumida no Brasil.

Getty Images/iStockphoto
Manga - FotografiaBasica/Getty Images

Composição nutricional: Rica em fibras, antioxidantes, vitaminas A e C, e minerais como cálcio, ferro, potássio e magnésio, com cerca de 60 kcal por 100 g.

FotografiaBasica/Getty Images
Nariz entupido, rinite, alergia, coriza, coceira, coçando, resfriado, gripe - iStock

Fortalece a imunidade: As vitaminas A e C presentes na manga fortalecem o sistema imunológico, prevenindo doenças e protegendo pele e mucosas contra patógenos.

iStock

Auxilia o intestino: As fibras e fitoquímicos da polpa ajudam no funcionamento intestinal e aliviam a constipação, desde que acompanhadas de hidratação adequada.

iStock

Saúde do coração: A fruta contém antioxidantes, fibras e minerais (magnésio e potássio), que reduzem o colesterol LDL e a pressão arterial, beneficiando o coração.

iStock

Protege a visão: Carotenóides e antioxidantes como luteína e zeaxantina ajudam a prevenir catarata, visão noturna deficiente e degeneração macular.

iStock

Retarda o envelhecimento da pele: Com antioxidantes como vitaminas A e C, a manga combate os radicais livres, melhora a elasticidade da pele e estimula a produção de colágeno.

iStock

Melhora memória e concentração: Contém ácido glutâmico, aminoácido importante para o funcionamento cerebral, ajudando na concentração e memória.

iStock

Auxilia na absorção de ferro: A vitamina C presente na manga melhora a absorção de ferro dos alimentos, sendo benéfica para quem tem anemia.

iStock

Possíveis benefícios em estudo: A manga pode ajudar a regular o açúcar no sangue e prevenir o câncer, devido à mangiferina e aos polifenóis, mas estudos mais robustos em humanos são necessários.

iStock

Para saber mais, acesse VivaBem.

iStock
Veja aqui
Publicado em 30 de dezembro de 2024.

Comunicar Erro

Veja Também