A chia é bastante conhecida por ser um "superalimento", e essa fama acontece por um bom motivo: são repletas de nutrientes que proporcionam diversos benefícios para a saúde.
Uma porção de duas colheres (cerca de 28 g) contém cerca de 79 calorias, 7 g de fibra, 3,8 g de proteína e 126 mg de cálcio - 13% do valor diário recomendado.
Listamos, a seguir, os principais benefícios de incluí-la na alimentação.
1. É uma grande aliada da perda de peso, quando associada a dietas saudáveis e exercícios. Isso ocorre porque a semente é rica em fibras, além de proteínas e ômega 3.
2. É rica em antioxidantes, cujo consumo impede a formação de radicais livres que são responsáveis por destruir as membranas celulares. Sendo assim, retarda o processo de envelhecimento.
3. É bastante eficaz no combate de doenças cardíacas como infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC) por conter grandes quantidades de ômega 3, ômega 6 e antioxidantes.
4. A semente de chia possui fibras e aumenta o tempo de liberação da glicose no organismo, o que contribui para prevenir o diabetes tipo 2.
5. O alimento possui nutrientes como fósforo, manganês e potássio, que auxiliam a função imunológica, pois inibem a reprodução de células inflamatórias.
6. A chia também é fonte de cálcio, mineral essencial para manter a saúde óssea estável. Dessa forma, o grão se torna um aliado para prevenir a osteoporose.
7. Um dos maiores componentes da chia são as fibras, principalmente a fibra insolúvel, que aumenta o volume fecal e induz os movimentos peristálticos, prevenindo a constipação.
8. Os mesmos antioxidantes que reduzem o envelhecimento celular também ajudam a prevenir a formação de tumores, principalmente o câncer de cólon.
9. A chia auxilia as funções cerebrais por conter magnésio, nutriente essencial para o pleno funcionamento do cérebro e ligações cognitivas.
10. Melhora o organismo após o treino, isso acontece devido a uma alta presença de proteínas e fibras que contribuem para a manutenção de massa muscular e fornece energia.
Por ser bastante calórica, os especialistas recomendam uma porção diária, cerca de duas colheres de sopa de chia, divididas em diferentes refeições.