Vilão da saúde: refrigerante causa obesidade, diabetes e até morte prematura

Por Cristina Almeida

Os refrigerantes estão na mira de todas as políticas públicas de saúde nutricional do mundo. A razão para isso é que eles promovem um consumo de açúcar além dos limites recomendados.

iStock

O fato se relaciona à epidemia de obesidade e a outras doenças crônicas. Por isso, é um grande problema quando esse item passa a compor a dieta todos os dias da semana.

iStock

Apesar da alta proporção de água, o açúcar e os aditivos que o compõem não permitem que ele seja considerado fonte de hidratação.

iStock

Fato: uma latinha de refrigerante de 350 ml corresponde a 10 colheres de chá de açúcar, a quantidade total recomendada por dia para adultos.

Getty Images/iStockphoto

Quem consome mais de uma lata ou copo de refrigerante ao dia eleva o risco de morte precoce por todos os tipos de doenças em 11%. Os principais riscos são:

iStock

Morte prematura, obesidade, doenças arteriais coronarianas, diabetes, alguns tipos de câncer, gordura no fígado, cáries, perda óssea e menos tempo de vida.

iStock

Pessoas que consomem uma ou mais porções por dia têm forte risco genético para o aumento do IMC (Índice de Massa Corporal) e obesidade. O ganho de peso é gradual. A média é cerca de 450 g a cada ano.

iStock

Para cada porção diária, o risco de ter doença arterial coronariana aumenta em 15%. Além disso, beber uma ou duas porções ao dia seria capaz de aumentar em 83% os riscos de ter diabetes tipo 2.

iStock

A principal explicação para isso é o ganho de peso, mas a bebida também promove inflamação crônica, aumento do triglicérides, queda do colesterol "bom" (o HDL), e aumento da resistência à insulina.

iStock

Outras pesquisas apontam a ligação com câncer de mama, próstata, cólon e pâncreas, assim como com a esteatose hepática não alcoólica. Porém, os dados ainda não são unanimidade.

iStock

Ainda há mais itens nessa lista, como as cáries e a destruição da estrutura da superfície do dente. Bebidas à base de cola parecem estar associadas ao enfraquecimento dos ossos.

iStock

E a versão diet? Em geral, possuem adoçante artificial, que não deve ser usado de forma indiscriminada. A orientação é da OMS.

Getty Images

Quer tirar esse item da sua geladeira agora mesmo? Aposte em aumentar o consumo de água. Para isso, tomar água gaseificada ou saborizada com ervas e frutas pode ajudar.

Getty Images

Invista nos clássicos café e chá para garantir a energia da cafeína. Para relaxar, experimente chás de camomila e limão, além de hibisco, que ajuda no controle da pressão.

iStock
Publicado em 26 de outubro de 2023.