Aumente a sua imunidade comendo: saiba em quais alimentos apostar
É claro que não existe milagre quando o assunto é aumentar a imunidade. No entanto, uma série de bons hábitos alimentares fortalece o nosso sistema imunológico e ajuda a combater diversas doenças. Por isso, hoje, quero compartilhar com vocês dicas simples de como equilibrar a dieta, utilizando os alimentos como grandes aliados da imunidade.
Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que os alimentos não curam doenças, mas dão muito suporte para o corpo reagir e se defender delas. Por isso é tão importante o cuidado com aquilo que comemos. É bom ressaltar que, se ficarmos doentes devemos procurar sempre um médico.
Para ficar ainda mais fácil, vou compartilhar abaixo algumas dicas que você poderá começar a seguir agora mesmo. Chega de desculpas para não fazer uma dieta equilibrada e saudável, né?
Limite o consumo de alimentos processados
Ou seja, antes mesmo de ir ao mercado faça uma lista com tudo que você precisa comprar e substitua ao máximo todos os produtos industrializados por alimentos naturais.
Evite as gorduras
Na hora de cozinhar, não abuse de óleo, sal ou açúcar. Se atente a quantidade na hora de temperar e preparar os alimentos. Que tal começar diminuindo aquilo que menos te fará falta?
Planeje as refeições
Organize os cardápios e também os horários. Coma carboidrato com moderação e abuse das folhas verdes e dos legumes. É importante que as frutas estejam inseridas nas refeições e, claro, a hidratação com água e chás não pode faltar.
O ideal é ter o apoio de um nutricionista para o planejamento dos cardápios e acompanhamento. Com as dicas acima fica mais fácil se organizar.
Conheça cinco opções de alimentos para você incluir em diferentes receitas e temperos, e que farão toda a diferença para o seu organismo.
Nozes, castanhas e amêndoas
As oleaginosas são ricas em vitamina E e são excelentes no combate à baixa imunidade. Além disso, possuem grandes quantidades de minerais, fibras e gorduras saudáveis. No entanto, é extremamente importante se atentar à quantidade correta que deve ser consumida.
Cúrcuma
A cúrcuma é um tempero realmente poderoso, fonte de antioxidantes e com propriedades anti-inflamatórias. Além disso, possui componentes antiviral e antifúngico. É indicada para o tempero de peixes, frango, arroz, sopas, saladas, etc.
Pimentão
Os pimentões são ótima fonte de vitamina C e possuem boas quantidades de vitamina A, por isso são ótimos para o sistema imunológico, já que as vitaminas facilitam a produção de anticorpos, aumentando assim a defesa do organismo.
Frutas cítricas
Laranja, acerola, morango, limão e kiwi são opções de frutas cítricas para melhorar a imunidade, pois são ricas em vitaminas que agem diretamente no sistema imunológico, como as C e E. Por isso, não deixe de inclui-las em suas refeições.
Vegetais verdes
Abusar dos vegetais de cor verde escura, como brócolis, couve e espinafre, só lhe trará benefícios. Esses vegetais possuem ácido fólico, uma vitamina que ajuda na produção de glóbulos brancos, que combatem agentes invasores, e auxilia na prevenção de muitas doenças.
Com apenas essas cinco opções já dá para testar muitas receitas, hein? Consumindo esses alimentos você estará cuidando do seu corpo, da sua saúde e da sua imunidade. E quando o assunto é o nosso bem-estar, não dá para deixar para depois. Comece agora a cuidar de você!
*Adriana Miranda (@adrianammiranda) é palestrante e, aos 64 anos, entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.