Desapega: saiba por que você não deve se preocupar tanto com a balança
Quero começar o texto de hoje com um conselho: desapegue da balança.
Se você deseja emagrecer, engordar, diminuir ou aumentar massa muscular corporal, de fato, a balança não é um bom parâmetro para avaliar se os seus objetivos estão sendo alcançados. Chega de se pesar todos os dias e ficar desanimado quando os números não saírem do lugar.
Mais do que ver a pesagem na balança, é necessário sentir as mudanças do seu corpo, o espelho é um ótimo conselheiro, principalmente pela manhã logo que você acorda.
Por exemplo, se o seu objetivo for ganhar músculo e perder gordura prepare-se para ver seu peso aumentar.
Quando você deseja reduzir a circunferência abdominal ou das pernas, por exemplo, você não vai conseguir saber o resultado apenas pesando na balança. Será necessário tirar as medidas para saber se está alcançando o resultado esperado.
Se o seu objetivo for somente perda de peso, aí, sim, a balança pode ajudar e você poderá ver que as medidas diminuíram e suas roupas ficaram mais larguinhas.
Mas lembre-se: existem muitas variantes. A roupa pode variar esse peso, o horário da pesagem e, inclusive, a balança. A retenção de líquido do seu corpo, o funcionamento do intestino e também a alimentação daquele dia. Então, não se preocupe com isso.
Diminuir a gordura do seu corpo e perder peso são coisas diferentes.
Perder peso é diminuir o valor numérico de sua massa corporal total, já emagrecer é reduzir a quantidade de gordura do corpo.
Tenha uma alimentação saudável e uma vida de exercícios ativa e, se possível, isso sim é extremamente importante, tenha um profissional acompanhando o seu progresso.
Quanto à balança, não se preocupe tanto assim com ela, goste do que você está vendo em você.
*Adriana Miranda (@adrianammiranda) é palestrante e, aos 64 anos, entusiasta da vida saudável e das atividades físicas. Está sempre em busca de segredos para ter mais disciplina, foco e determinação, para manter a saúde física e um estilo de vida leve e positivo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.