Topo

Ageless

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mês da Conscientização da Menopausa: entenda mudanças de humor e o cérebro

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

07/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esta semana esqueci de buscar meu filho na escola. Também perdi a conta de quantas vezes não me lembrei onde deixei meus óculos perdidos pela casa. Os compromissos profissionais precisam estar anotados e revisados à risca para não serem esquecidos. Essa tem sido a minha rotina desde que entrei na perimenopausa, há cinco anos, aos 48.

Na época em que esses sintomas surgiram, achei que estava perdendo a cabeça. Foi somente depois de procurar um médico e fazer exames que confirmaram minha queda hormonal que soube que se tratavam de sintomas pouco falados da menopausa.

Hoje sei que a memória e a cognição são afetadas pela queda hormonal e, embora muitas vezes me incomode ter esses sintomas, sei que há meios de melhorar e que não estou sozinha. Estudos mostram que cerca de 60% das mulheres na meia-idade reportam dificuldades de memória, concentração e outras questões ligadas à cognição. Vivemos o chamado "brain fog" em inglês, que ilustra como se nosso cérebro estivesse envolto em um nevoeiro mental.

Desde 2009, a IMS (International Menopause Society) juntamente com a OMS (Organização Mundial da Saúde) designam outubro como o Mês Mundial da Conscientização da Menopausa. Nas palavras do IMS: "O objetivo do [Mês Mundial da Conscientização da Menopausa] é aumentar a conscientização sobre a menopausa e as opções de apoio disponíveis para melhorar a saúde e o bem-estar." E o tema do Dia Mundial da Menopausa 2022 é justamente a cognição e o humor.

Esse nevoeiro nevoeiro cerebral da menopausa se manifesta de uma série de maneiras:

- Dificuldade em lembrar palavras e números
- Interrupções na vida diária (perda de itens como chaves)
- Problemas de concentração
- Dificuldade em alternar entre tarefas
- Esquecer o motivo de fazer algo
- Esquecer compromissos e eventos

Embora possa ser fácil simplesmente vincular esses problemas ao envelhecimento, pesquisas descobriram que a memória de fato muda na menopausa. "Com a perda hormonal, principalmente o estrogênio, que tem um papel muito importante na vasodilatação, ou seja, na irrigação de sangue no cérebro, é como se a gente tivesse um jardim de flores no cérebro e uma mangueira que não chega até todas elas. Algumas vão morrer por falta de água", diz Vânia Assaly, endocrinologista e nutróloga, especialista em menopausa.

Além disso, outros sintomas da menopausa podem piorar o problema, como a insônia. E não podemos esquecer que, em geral, as mulheres dessa idade têm uma vida extremamente sobrecarregada tendo que equilibrar trabalho, filhos e muitas vezes cuidados com os pais. Haja cérebro, né?

Como o cérebro também é responsável pelo controle das nossas emoções, elas também podem sofrer com a alteração hormonal. Assim como acontece na TPM, nosso humor pode oscilar, sem motivo aparente. Podemos sentir raiva, tristeza e nos sentimos um pouco sem controle dessas emoções.

O que pode ajudar

Em primeiro lugar, a reposição hormonal, como já falei aqui. Trazer de volta ao corpo os hormônios que estão faltando. Ao contrário do que muita gente pensa, não são apenas os calores ou queda da libido que incomodam as mulheres. Essa parte cerebral se beneficia muito com a reposição. Procure um médico para avaliar seu caso e decidir se a reposição pode ser uma possibilidade para você.

Outra recomendação da médica é investir numa alimentação saudável e equilibrada, fazer atividade física, e controlar o peso. "A mulher tem grande tendência a acumular gordura na região abdominal nessa fase, e a obesidade vai piorar a questão cerebral. É preciso ter o colesterol, a insulina e a glicemia no sangue sob controle, já que tudo isso afeta o sistema", diz ela.

Fazer meditação e exercícios de respiração também podem trazer alívio para a parte das emoções.