Ageless

Ageless

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Conheça 10 alimentos essenciais para ajudar na saúde cerebral na menopausa

Um dos sintomas mais incômodos (e dos menos falados) na menopausa é a questão cerebral. Ao contrário do que muita gente acredita, o climatério não afeta apenas a nossa capacidade reprodutiva, mas todo o nosso corpo, especialmente o cérebro.

Falta de memória, uma certa confusão mental, o chamado nevoeiro mental (brain fog, em inglês), a sensação de que não estamos raciocinando com a mesma agilidade de antes.

Isso acontece porque os hormônios que entram em declínio nessa fase têm um papel muito importante nos processos cerebrais. Segundo a endocrinologista e nutróloga Vânia Assaly, a reposição hormonal é parte importante para dar ajuda ao corpo a lidar melhor com as questões cognitivas.

Mas nosso estilo de vida também conta muito. Assim como praticar atividade física regular, o que a gente come também ajuda nesse processo, e muito.

Existem alguns alimentos específicos que trazem substâncias que podem potencializar a capacidade cerebral. Conheça aqui dez deles que são ricos em nutrientes vitais que podem oferecer benefícios significativos nosso cérebro.

1. Salmão

Rico em ácidos graxos ômega-3, o salmão é um aliado poderoso para a saúde cerebral. Esses ácidos graxos ajudam a promover a comunicação entre células nervosas, reduzir a inflamação e apoiar a função cognitiva.

2. Mirtilos

Essas pequenas frutas roxas são repletas de antioxidantes que combatem o estresse oxidativo e protegem as células cerebrais. Os mirtilos também podem melhorar a memória e a concentração. Não são muito comuns no Brasil, mas já é possível encontrar nos supermercados de grandes centros.

Continua após a publicidade

3. Espinafre

Rico em folato e vitaminas do complexo B, o espinafre é fundamental para manter a função cognitiva saudável. Esses nutrientes apoiam a produção de neurotransmissores que afetam o humor e a clareza mental.

4. Nozes e sementes

Fontes de gorduras saudáveis e antioxidantes, nozes e sementes, como as de chia e linhaça, fornecem ácidos graxos essenciais que contribuem para a integridade das células cerebrais e a transmissão de informações.

5. Abacate

As gorduras saudáveis do abacate promovem a saúde cerebral ao sustentar as membranas celulares e auxiliar na absorção de nutrientes essenciais. Já experimentou usar abacate em cubos na salada ou fazer uma pasta no estilo guacamole?

Continua após a publicidade

6. Ovos

Ricos em colina, os ovos são fundamentais para a saúde do cérebro, auxiliando na formação de neurotransmissores e na manutenção da estrutura das membranas celulares. Além de fornecer proteína, que a gente precisa nessa fase também.

7. Grãos Integrais

Fontes de energia gradual e rica em fibras, grãos integrais como aveia, quinoa e arroz integral, ajudam a manter um fluxo constante de glicose para o cérebro, suportando a função cognitiva.

8. Leguminosas

Feijões, lentilhas e grão-de-bico são ricos em proteínas, fibras e vitaminas do complexo B, que contribuem para a produção de neurotransmissores e o equilíbrio do humor.

Continua após a publicidade

9. Brócolis

Este vegetal contém compostos antioxidantes e vitamina K, que desempenham um papel importante na saúde cerebral, incluindo a proteção contra danos celulares.

10. Chocolate amargo

Mais uma razão para a gente aproveitar um prazer no dia a dia sem culpa. O cacau presente no chocolate amargo é rico em flavonoides, que podem melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro, aumentando a função cognitiva. Comer uns dois quadradinhos de chocolate ajudam, não precisa exagerar.

Consumo moderado de cafeína

Algumas mulheres percebem que o consumo moderado de cafeína de fontes como café ou chá pode melhorar a alerta e a concentração ao longo do dia. Mas é essencial não exagerar, pois o excesso de cafeína pode prejudicar o sono e, consequentemente, agravar os sintomas da menopausa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes