Topo

Taise Spolti

Ketchup de tomate seco caseiro: doce, picante, saboroso e saudável

iStock
Imagem: iStock

Colunista do UOL

07/04/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Deixar de consumir alguns temperos, molhos, alimentos e produtos pode ser meio confuso e difícil para uma boa parcela de pessoas que precisam encarar a restrição. Mas nem por isso precisamos restringir o paladar, já que ele está constantemente procurando por coisas apetitosas que agradem nosso comportamento e mantenham nosso padrão alimentar (ruim, mas foi o seu padrão durante anos). Pensando nessas situações é que se apresenta a nutrição funcional, ou seja, aquela que adapta alimentação e receitas, tirando o máximo de proveitos dos nutrientes que o alimento tem.

Diferente de apenas comparar alimentos em valor calórico, uma receita funcional inclusive pode ter mais calorias que a tradicional, mas a funcional tem como objetivo trazer o benefício do alimento, mantendo os nutrientes e fazendo com que ele faça as modificações na saúde.

Aqui, como exemplo, temos o ketchup, que na receita tradicional leva conservantes, açúcar cristal ou xarope, além de aditivos químicos para ofertar sabor, cor e aroma. Na receita de ketchup (ou simplesmente molho agridoce de tomate seco), você tem o mesmo alimento, que servirá para o mesmo fim (temperar um preparo, sanduíche ou o que for), porém mais saudável e muito menos agressivo a sua saúde. Desconfie de quem apenas observa calorias dos alimentos, ok?!

Essa receita rende um vidro médio de molho e pode ser mantida na geladeira por até uma semana.

Ingredientes:

  • 100 g de tomate seco drenado, de preferencia orgânico
  • 4 tomates
  • 50 ml de vinagre de maçã
  • 5 tâmaras
  • 1 colher (chá) rasa de sal marinho
  • 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes
  • 1 pedaço do tamanho de uma colher (chá) de gengibre

Modo de preparo:

  1. Deixe as tâmaras de molho em água de um dia para o outro e, no dia seguinte, drene a água (não jogue fora, use essa água doce para adoçar suas vitaminas, café ou chás) e então acrescente todos os ingredientes no copo de um liquidificador. Processe até formar um creme liso, porém espesso.
  2. Coloque em um vidrinho de 300 a 400 ml e então reserve na geladeira para o uso.