Topo

Taise Spolti

Saiba mais sobre a beta-glucana de levedura e como ela afeta nossa saúde

Galina Sharapova/Istock
Imagem: Galina Sharapova/Istock

Colunista do UOL

04/09/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A beta-glucana vem sendo, cada vez mais, estudada e aplicada em diferentes apresentações, como forma suplementar na vida de quem recebe orientação para melhorar a imunidade. Entre os assuntos mais falados na área da saúde, está a imunidade e, com ela, uma série de suplementos, alimentos, estratégias e condutas, a fim de aumenta-la ou melhora-la.

O que é beta-glucana de levedura?

É um composto biológico extraído da parede celular de uma levedura (já ouviu falar de levedura de cerveja ou levedura seca?), chamada Saccharomyces cerevisiae. Para que ela realmente tenha efeitos sobre nosso sistema imunológico, é necessário que essa beta-glucana seja purificada e padronizada em estruturas de 1,3/1,6. Quimicamente falando, são estruturas especificas que conseguem interagir com nosso organismo. Caso não sejam essas padronizações moleculares, como a celulose, que é 1,4, nosso organismo não consegue interagir com efeitos imunomoduladores.

Nos últimos anos, tem-se observado que o consumo de uma dose diária dessa beta-glucana é capaz de reduzir as infecções, o período de sintomas e os próprios sintomas, no caso de infecções e resposta alérgica muito acelerada.

Para crianças e idosos, o consumo vem cada vez mais sendo orientado e indicado, por ser uma opção mais natural do que o consumo de outros suplementos ou então medicamentos. E já sabemos que o consumo de medicamentos contínuos para esses dois grupos em especial —crianças e idosos— interfere em outros sistemas do organismo.

Mas, então, como funciona especificamente a beta-glucana?

Quando consumimos alimentos contendo beta-glucana, ou suplementamos, esse polissacarídeo passa pelo intestino delgado, onde nossos macrófagos interagem e reduzem o tamanho dessas partículas de beta-glucana. Após isso, em partículas menores, os neutrófilos conseguem se ligar a elas e então agir rapidamente no local onde está o patógeno.

Seja uma inflamação, uma infecção, nosso organismo, mediado através dessa ação entre macrófagos e neutrófilos, consegue agir mais rapidamente e, muitas vezes, conforme a infecção ou dano causado ao nosso organismo, a resposta é mais rápida do que os sintomas que podem aparecer.

Por isso, em um conjunto de ações do sistema imunológico, poderemos dizer que nosso sistema imunológico está "reforçado", ou seja, responde rapidamente e de forma mais rápida às infecções e inflamações que estamos expostos. Por isso, muitas vezes, observamos que há quem está constantemente com sintomas gripais, resfriados, rinites, sinusites ou outros sinais, enquanto outros aparentemente não têm sinais ou sintomas algum, já que, mesmo que tenham alguma reação, o organismo consegue atacar e curar rapidamente.

Claro, temos que lembrar que esse reforço se dá através de muitas outras condutas, como eu já mencionei aqui, tal como um corpo com menos inflamações, ativo, não sedentário. Pessoas com alto consumo alcoólico ou de cigarro, por exemplo, terão ataques constantes ao sistema imunológico, diários, isso quer dizer que não será uma suplementação de beta-glucana que amenizará os estragos desse organismo.

A suplementação de qualquer nutriente sempre será um "além", um "a mais", somado a outras estratégias, como o exercício físico, que afeta diretamente nosso sistema imunológico de forma positiva.

Como consumir a beta-glucana?

O primeiro passo é saber que ela é um suplemento, então você deverá receber auxilio de um profissional para saber qual a melhor dosagem. Crianças têm como dose diária um padrão de 2,5 mg por kg de peso corporal, e para isso também deverão ser avaliadas por um nutricionista ou pediatra.

Quem usa sente o que?

Capacidade respiratória melhorada, redução significativa de infecções de trato respiratório superior (ITRS). Para quem possui alergias e constantemente tem ataques alérgicos, como pacientes com rinite e dermatites, a suplementação de beta-glucana é capaz de reduzir os ataques, sintomas e manifestações.

Pessoas que possuem uma vida acelerada, com exercícios físicos intensos, dupla jornada, plantonistas, pessoas que trabalham em hospitais ou com exposição a patógenos e alergênicos, a utilização de suplementação para reforço de sistema imunológico pode se tornar uma grande aliada na qualidade de vida geral, diminuindo o risco de adoecimento.