Taise Spolti

Taise Spolti

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Polifenóis, afinal, o que são? Onde encontrar?

Quando falamos em nutrição e saúde, sempre há aqueles preocupados com a quantidade de alguns nutrientes a serem consumidos ao longo do dia, da dieta ou de um tratamento. Um dos ativos mais amplamente discutidos são os polifenóis, divididos em diferentes classificações, os polifenóis são os maiores compostos bioativos encontrados nos alimentos de origem vegetal e desempenham papel fundamental na saúde, no equilíbrio entre dano e reparo, em cada célula do nosso organismo.

Polifenóis são compostos encontrados em verduras, vegetais, legumes, frutas, hortaliças..., mas, requerem um bom manuseio para que não se perca grandes concentrações após o preparo do alimento.

Já está bem difundido, infelizmente, que a quantidade de agrotóxicos utilizado nos alimentos, como forma de controle de produção e sanitário, é em valores altíssimos. Estima-se que a cada duas garfadas de alimentos de origem vegetal, uma contém veneno (de acordo com relatório da ANVISA de 2019). Obviamente que o consumo de vegetais para fins de obtenção dos compostos bioativos, como os polifenóis, fica prejudicado quando se trata dessa quantidade de agrotóxicos, e isso, em larga escala e em alto consumo, com certeza oferece riscos.

Para isso, o movimento orgânico, assim como a prática do consumo de produtos advindos de pequenos produtores e famílias que dependem da renda na venda de frutas e verduras em feirinhas, é um bom caminho, tanto para sua saúde quanto para a economia local.

Se tratando de polifenóis, temos como classificação os ácidos fenólicos, que são divididos em:

  1. Flavonoides: um composto fenólico com diversas divisões (mais de 6 mil tipos catalogados) e que exercem função de proteção ao nosso organismo. Os principais flavonoides encontrados e utilizados tanto na indústria farmacêutica (como nutracêuticos) ou nos alimentos são:

Canaflavinas - especificas da Cannabis;

Isoflavonóides - especialmente encontrados na soja e em alguns legumes;

Flavonas - encontrado abundantemente em frutas cítricas;

Continua após a publicidade

Flavanas - frutas, chá-verde e chá-preto;

Antocianina - flores e frutas;

Flavononas- exclusivamente encontrado em frutas cítricas;

Flavonóis - basicamente todas as frutas e vegetais.

Importante saber que dentre os principais usos nutracêuticos e benefícios da inclusão na alimentação são o fato de que os flavonoides são altamente antioxidantes, anti-inflamatórios, vasodilatadores e anticancerígenos.

Qual flavonoide é o mais conhecido? Cacau, e com certeza você já leu muito sobre ele. Outros amplamente estudados e comentados: chás, soja não transgênica, quercetina (na cebola), miricetina (nos brócolis) e também as antocianinas (em alimentos de coloração roxa e vermelho escuro).

Continua após a publicidade
  1. Acido clorogenico: encontrado no café principalmente, e no café verde, esse acido é auxiliar em tratamentos contra a diabetes tipo 2, reduzindo a taxa de açúcar no sangue e também em dislipidemias. Esse acido pode ser encontrado em extrato de café verde, ou no grão puro, sem torrar, assim como na alcachofra, erva mate, maçã, pera, berinjela e também no tomate.
  2. Estilbenos: com certeza você já ouviu falar no antioxidante resveratrol, considerado como um dos mais potentes da natureza. Presente nas uvas e no vinho, o resveratrol é um dos tipos encontrados na classificação dos polifenóis Estilbenos. Não está presente apenas na uva e no vinho, mas sim, no amendoim, principalmente na casca avermelhada, aquela película que geralmente é retirada antes de consumir. Uma das atividades benéficas dos Estilbenos no corpo humano, é sua capacidade de agir como quelante em espécies reativas de oxigênio (EROS) e de ferro, sendo assim, um protetor da saúde cardiovascular, capacidade de ação neuro protetora, antidiabético e auxiliar na saúde renal.
  3. Cumarina: resultante de compostos metabólitos secundários em fungos, plantas e também de bactérias, a cumarina vem sendo amplamente estudada tendo em vista a saúde óssea do corpo humano. Possui ação anti-inflamatória e, em diversos estudos, demonstrou ação direta na diferenciação e ativação de osteoclastos, dentro dessa classificação encontra-se também os furano-derivados, com ação direta sobre o Vitiligo e também o dicumarol, com ação anticoagulante. Como forma de suplementar, muitos ativos estão sendo usados nas farmácias magistrais, e nos alimentos, podemos apostar em diferentes alimentos naturais, como guaco, agrião, canela, cumaru, damasco, cereja e morangos.
  4. Lignoides: dividido em lignanas e ligninas, os Lignoides são polifenóis abundantemente encontrados na natureza, usados em terapias e tratamentos indígenas, os Lignoides possuem aplicação etnofarmacológica em reumatismo, doenças de pele, dores, asma, entre outras, assim como também podem ser usadas em rituais alucinógenos e veneno em flechas. Um lignoide amplamente conhecido, usado e estudado, é a silimarina, (envolvendo silidianina, silibina e silicristina). A silimarina apresenta efeitos diretos e benéficos no tratamento a doenças hepáticas, como hepatite e cirrose. No dia a dia, o consumo se dá basicamente pela suplementação de formulas magistrais ou produtos fitoterápicos prontos em formulas comerciais, a venda em farmácias.

Antes de realizar qualquer suplementação, fale com seu médico e nutricionista.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes