Taise Spolti

Taise Spolti

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Conheça substâncias do brócolis que melhoram a imunidade e previnem câncer

Todos nós já sabemos: nutrição é baseada em nutrientes, não em calorias. O poder da alimentação vai muito além de contagem das calorias para fazer alguém ganhar ou perder peso.

O objetivo da nutrição é justamente oferecer ajustes de nutrientes, para que essas substâncias causem efeitos positivos na modulação da saúde do organismo.

Alguns ativos que consumimos são capazes de fazer uma diferença gigante na saúde em nível genético, molecular, imunomodulador. Um deles é o brocolinol, composto encontrado no brócolis, conhecido principalmente pelo seu conteúdo de sulforafano, um isotiocianato que possui várias propriedades benéficas para a saúde, incluindo efeitos imunomoduladores.

Por causa dessa e de outras substância, o consumo regular de brócolis (ou a suplementação de seus ativos) pode ser muito benéfico para sua saúde, principalmente a nível imunológico e na redução do risco de câncer.

Resposta imune inata O sulforafano pode estimular a produção de enzimas antioxidantes através da via do Nrf2 (fator nuclear eritroide 2, relacionado ao fator 2). Isso ajuda a proteger as células do sistema imunológico contra danos oxidativos e melhora a resposta imune inata.

Inflamação O sulforafano pode atuar na regulação da inflamação através da inibição de fatores pró-inflamatórios como NF-kB (fator nuclear kappa B) e a redução da produção de citocinas inflamatórias (IL-6, TNF-alfa). Isso pode ajudar a prevenir e tratar doenças inflamatórias crônicas.

Doenças autoimunes Ao regular a produção de citocinas e reduzir a inflamação, o sulforafano pode ajudar a moderar respostas imunes excessivas que levam a doenças autoimunes, como artrite reumatoide e esclerose múltipla.

Atividade de células "matadoras" Estudos indicam que o sulforafano pode aumentar a atividade das células natural killer (NK), que são cruciais na defesa contra infecções virais e na detecção e destruição de células tumorais.

Função de células T O sulforafano pode influenciar a função das células T, promovendo um equilíbrio saudável entre diferentes subtipos de células T, como Th1, Th2, Th17 e Treg, o que é crucial para uma resposta imune balanceada e eficiente.

Continua após a publicidade

O brocolinol, ou seja, o consumo elevado de sulforafanos (por meio da alimentação ou suplementação, quando indicada corretamente por um médico ou nutricionista) mostra-se promissor para o apoio e a regulação do sistema imunológico, especialmente em condições de inflamação crônica e doenças autoimunes.

A melhor maneira de ingerir boas quantidades de sulforafano via alimentos é comer o brócolis cru ou levemente cozido no vapor, mantendo-o tenro. Quando isso não for possível, inclua junto ao brócolis uma boa quantidade de crucíferas, mostarda, rabanete ou nabo, pois estes vegetais contêm uma substância chamada mirosinase ativa, que pode ajudar a converter a glucorafanina em sulforafano mesmo após o cozimento. Evite cozinhar o brócolis por tempo demais!

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes