Taise Spolti

Taise Spolti

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

O que é biohacking e como você pode realizar a técnica para viver melhor

Já deu pra perceber que a busca por uma melhor performance de vida é um assunto bem disseminado, certo? Cada vez mais pessoas recorrem a maneiras simples e até as mais complexas para viver bem, sentir-se bem, aumentar a performance da sua própria existência, da sua saúde e para tentar prevenir doenças que aparecem com o envelhecimento.

Um termo muito procurado e a que temos cada vez mais acesso é o biohacking —eu já a técnica com meus pacientes há um bom tempo. Mas o que será isso?

O que é biohacking

É um campo interdisciplinar que envolve a aplicação de técnicas e estratégias de ciência e tecnologia para modificar, otimizar ou melhorar a biologia e o funcionamento do corpo humano. A ideia central do biohacking é a de que, através do uso de abordagens experimentais e personalizadas, é possível influenciar e melhorar a saúde, a performance física e mental e a longevidade.

Bio: refere-se à biologia e ao estudo da vida e dos organismos vivos.

Hacking: originalmente, o termo se refere a modificar ou manipular sistemas de forma criativa. No contexto do biohacking, significa aplicar técnicas e estratégias para alterar ou otimizar o funcionamento biológico.

O biohacking envolve a automonitorização e experimentação, com técnicas que podem incluir mudanças na dieta, exercício, qualidade do sono e práticas de bem-estar. O objetivo é entender como essas alterações afetam o corpo e a mente.

Inclui a utilização de dispositivos wearables, sensores e aplicativos para coletar dados sobre métricas de saúde, como frequência cardíaca, qualidade do sono e níveis de atividade, coisas que atualmente são muito utilizadas por quem usa smartwatch ou pulseiras de monitoramento.

O que mais envolve o biohacking?

Envolve a utilização de suplementos, vitaminas e mudanças na dieta para melhorar a saúde, a energia e a performance. Muitas vezes, os biohackers buscam fórmulas personalizadas para atender às suas necessidades específicas. Também pode ser realizado um teste genético para personalizar a saúde e a nutrição da pessoa. Isso pode incluir a análise de predisposições genéticas a doenças e a resposta a diferentes intervenções.

Continua após a publicidade

Os biohackers, como são chamadas as pessoas que se aplicam as técnicas de automonitoramento e melhoria da saúde e performance, buscam ter maior controle sobre sua saúde e bem-estar, desafiando a abordagem tradicional de cuidados médicos e adotando práticas experimentais e personalizadas, e isso passa por técnicas como a crioterapia, ozonioterapia, suplementação com fitoterápicos e ativos muitas vezes incomuns (como cogumelos e extratos naturais).

Um biohacker muito famoso e que tenho a felicidade de chamar de amigo é o Tonton, nutricionista e palestrante, que inclusive cuidou da minha gestação da Pietra.

Como usar técnicas de biohacking para melhorar sua saúde?

Separei algumas maneiras simples de você começar, em uma pequena lista logo abaixo.

Jejum intermitente: alternar entre períodos de alimentação e jeju pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina, promover a autofagia e apoiar a saúde metabólica.

Exposição à luz natural: fazer isso, especialmente pela manhã e no horário do almoço, pode ajudar a regular o ritmo circadiano e melhorar a qualidade do sono. Também pode melhorar o humor e a energia ao longo do dia. Uma dica é se expor ao sol por 15 minutos logo pela manhã, olhando pela janela aberta em direção ao sol, para estimular a regulação do cortisol e da melatonina, secretada a noite.

Continua após a publicidade

Nootrópicos e suplementos personalizados: o uso de nootrópicos, substâncias que podem melhorar a função cognitiva, e suplementos personalizados baseados em análises genéticas e biomarcadores está crescendo, e é uma boa alternativa para ter controle sobre sua saúde no processo de envelhecimento e senescência.

Práticas de saúde mental e resiliência: a combinação de técnicas tradicionais e modernas para melhorar a saúde mental e a resiliência está se destacando. Mindfulness, meditação e técnicas de respiração são técnicas muito procuradas e praticadas para gerenciar o estresse e promover o bem-estar emocional.

Essas são as formas mais simples, práticas e acessíveis d incorporar biohacking na sua vida, mas, com o tempo e com o monitoramento de suas práticas, você consegue aperfeiçoar cada vez mais —por exemplo, incluindo crioterapia (banho de gelo ou câmaras de crioterapia a seco), banho gelado, caminhada com pés descalços, sauna, jejum seco...

Assim como qualquer outro tratamento, fale primeiro com um profissional apto a te orientar quanto a essas terapias, suplementações e técnicas.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.